31 de março de 2011

Estado ampliará o combate à criminalidade no Baixo Tocantins

A Segup intensificará a presença do Estado na região do Baixo Tocantins, a partir da implementação de ações planejadas e integradas, garantiu o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, no último sábado (19), ao participar de uma reunião no município de Igarapé-Miri.
Representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e dirigentes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil), sediados no município, discutiram questões ligadas à área e a otimização dos serviços oferecidos à comunidade.
O encontro, que ocorreu na Delegacia de Polícia Civil, resultou em importantes ajustes operacionais das ações de combate à criminalidade na região do Baixo Tocantins. Na ocasião, a Segup entregou dois veículos, tipo caminhonete, para o Destacamento da Polícia Militar de Igarapé-Miri. Outra mudança foi a substituição do delegado titular que atua no município. Assumiu a função o delegado Sílvio Souza Garcia.
Resposta imediata - "A ida de nossa equipe a Igarapé-Miri representa uma resposta imediata às questões ligadas à insegurança, problema que aflige os moradores daquele município", afirmou Luiz Fernandes Rocha. Segundo ele, todas as reivindicações da comunidade de Igarapé-Miri relativas à segurança serão atendidas.
"Temos acompanhado os problemas de Igarapé-Miri e reafirmo que vamos dar uma resposta rápida às demandas apresentadas pelos diversos segmentos da sociedade local. É preciso responsabilizar e punir aqueles que agem na contramão da lei e levam intranquilidade à população. Nesse aspecto, o combate ao tráfico de drogas está entre as nossas prioridades, porque gera uma série de outros crimes, como roubos e homicídios", acrescentou o secretário.
A reunião contou com a presença da delegada Sílvia Andréa Rêgo, diretora de Relação com a Sociedade (DRS), da Segup; do major Mário Silva Júnior, comandante de Policiamento Regional; do delegado Sílvio Maués, diretor de Polícia do Interior; da delegada Socorro Rodrigues Bezerra da Silva, diretora da Seccional de Abaetetuba, e do tenente Deyvid Samaroni Nascimento, comandante do Destacamento da PM.
Lene Alves - Segup

Secretário de Segurança Pública recebe comitiva de Igarapé-Miri


O secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha, recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Segup, em Belém, um grupo de vereadores e lideranças comunitárias de Igarapé-Miri. A comitiva, da qual fazia parte também a deputada estadual Cilene Couto, entregou ao secretário um documento com uma relação de pedidos e propostas para a área de segurança pública no município.

Entre outras solicitações, o grupo destacou o reforço das operações policiais na cidade, distritos e vilas próximos ao município-sede (especialmente na Vila de Maiauatá, a maior da região), o combate intensivo ao tráfico de drogas, policiamento 24 horas, maior integração entre as polícias e a comunidade, barreiras policiais na entrada do município, um veículo para o Conselho Tutelar e operações freqüentes da ROTAM para o enfrentamento ostensivo da violência e da criminalidade em Igarapé-Miri.

O secretário Luiz Fernandes afirmou que o Sistema de Segurança Pública vai agir com rigor na região, a partir da implementação de ações planejadas e integradas. "Já estamos providenciando uma resposta imediata às questões ligadas à insegurança que aflige os moradores de Igarapé-Miri. O titular da Segup informou, ainda, que neste sábado, 19, a delegada Silvia Rêgo, que coordena a Diretoria de Relação com a Sociedade (DRS), da Segup, estará no município com a sua equipe para conversar com os moradores e ver de perto os problemas daquela comunidade.

"Agradeço à Segup por nos receber, ao lado dos demais representantes da população de Igarapé-Miri. É preciso discutir as questões da segurança junto com os diversos segmentos da sociedade, e é exatamente o que o delegado Luiz Fernandes tem feito desde que assumiu essa pasta. Em apenas 76 dias de governo já percebemos os avanços na área de segurança, mas sabemos que ainda há muito por fazer", destacou Cilene Couto.

"Temos acompanhado os problemas de Iagarapé-Miri e reafirmo que vamos dar uma resposta rápida às demandas apresentadas aqui. É preciso responsabilizar e punir aqueles que agem na contramão da lei e levam intranquilidade à população daquele município", assegurou Luiz Fernandes, acrescentando que, "lamentavelmente, o mercado de drogas é algo presente e tem se disseminado tanto em cidades grandes quanto pequenas. Mas o combate ao tráfico de drogas está entre as nossas prioridades porque gera uma série de outros crimes, como roubos e homicídios", acrescentou.

Ele disse, ainda, que todas as reivindicações serão atendidas sem dificuldades. "O trabalho é de base, de identificação de políticas públicas. Mas para não deixar que jovens enveredem pelo caminho do crime é preciso envolver e integrar a sociedade nas questões de segurança pública", defendeu. Ainda segundo o secretário, a Segup está recuperando várias embarcações para atuar em operações de combate à criminalidade nos rios do Estado. E uma das regiões onde as ações de segurança serão ampliadas é o Baixo Tocantins.

Lene Alves - Ascom/Segup

18 de março de 2011

Os moto taxi se unem em favor da segurança em Igarapé Miri.




Os moto taxi se unem em favor da segurança em Igarapé Miri.
Aconteceu hoje uma manifestação de quase todos os moto taxista de Igarapé Miri.Todas as associações se uniram em um mesmo objetivo de luta,a segurança para esta classe que vem sofrendo com a marginalidade,a qual tem causado insegurança e medo.Mais uma vez um moto taxista foi atacado por bandidos,que além de assaltar usaram de muita violência.isso deixou a categoria apreensiva e revoltada com a situação de insegurança no município.pela manhã foram para a câmara municipal onde estiveram presente alguns vereadores que prometeram levar as reivindicações da categoria até Belém.O debate continuou até a tarde,onde mais autoridades municipais e de Abaetetuba também estavam presentes.Vereadores,o prefeito,policia civil e militar debateram com os moto taxistas as propostas, e ficou acertado que sexta feira dia 18 de março irá para Belém uma comissão a qual será recebida pelo secretário de segurança do estado.A delegada da superintendência da policia civil de Abaetetuba ouviu a população e prometeu investigar as irregularidades na delegacia de Igarapé Miri.




17 de março de 2011

Envolvidos na morte de comerciante, em Igarapé-Miri, já estão presos

Já estão presos três dos cinco envolvidos no crime que resultou na morte do comerciante Aníbal Quaresma Machado, na noite de ontem em Igarapé- Miri, nordeste paraense.
Os envolvidos foram presos poucas horas depois do crime e transferidos para a superintendência de Abaetetuba na manhã de hoje. Os dois foragidos já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. Um deles possui menos de 18 anos.
Entre os presos, dois são adolescentes. Rafael Pena Lobato, 18 anos, já havia passagem pela polícia por roubo. Ele foi autuado em flagrante por latrocínio (roubo seguido de morte). A pena para este tipo de crime varia de 20 a 30 anos de reclusão.
O crime ocorreu por volta das 19h30 de domingo. A vítima era proprietária de um comércio de gêneros alimentícios, na rua 7 de setembro. O assalto aconteceu em frente ao comércio. Segundo o delegado Lindoval Ferreira Borges, presidente do inquérito, a vítima reagiu ao assalto.
FONTE:Blog Notícias do Paraense

16 de março de 2011

04 coisas que você nunca soube sobre seu celular.

04 coisas que você nunca soube sobre seu celular.
Será útil manter essas informações com você.
Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência.
Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.
Veja o que ele pode fazer por você:
 

Emergência I
O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!
 
Emergência II
Você já trancou seu carro com a chave dentro?
Seu carro abre com controle remoto? Bom motivo para ter um celular.
Se você trancar seu carro com a chave dentro e a chave reserva estiver em sua casa, ligue pelo seu celular, para o celular de alguém que esteja lá. Segure seu celular cerca de 30cm próximo à porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da chave reserva, segurando o controle perto do celular dela. Isso irá destrancar seu carro, evitando de alguém ter que ir até onde você esteja, ou tendo que chamar socorro. Distância não é impedimento. Você pode estar a milhares de quilômetros de casa, e ainda assim terá seu carro destrancado.
 
Emergência III *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.
 
Emergência IV *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#

Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.

PS: Essas informações  são pouco conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares.

10 Regras para se fazer compras pela internet.

Material escolar, roupas para você e o seu filho, aparelhos eletrônicos, supermercado...hoje em dia, é possível comprar de tudo sem sair de casa. O melhor aliado? A internet, com seus muitos sites de compras virtuais. Além de ser muito mais prático – ou vai dizer que é fácil encontrar tempo para o supermercado com os seus horários e o das crianças? – você ainda não precisa pagar o estacionamento, enfrentar o trânsito, ficar na fila...

No entanto, mesmo com tanta praticidade, fica difícil saber por onde começar – e como saber qual site é mais seguro. Para ajudar você, preparamos algumas dicas. Confira.

1.O primeiro passo é procurar sites seguros. Dê preferência a boas indicações, procure comentários na internet sobre o serviço e veja a classificação em sites de busca. Outra medida é verificar se ele tem o selo de alguma empresa de certificação de segurança digital, além do cadeado amarelo;

2.Comprar pela internet não exclui a necessidade de pesquisar. Confira o preço de cada produto em diferentes sites;

3.Informe-se sobre a política de venda da empresa; não deixe de garantir que poderá fazer a troca em caso de defeito. Se não for possível adquirir uma outra peça, há outras opções como devolver o valor da mercadoria ou deixar você ficar com o crédito por tempo indeterminado;

4.Não se esqueça de verificar o prazo de entrega. Assim você não erra o dia de entregar o presente de aniversário...;

5.Coloque na balança o preço de cada produto. Um caderno pode ser mais barato em determinada loja, mas os lápis, o estojo e a mochila têm preços melhores em outro. O frete é muito caro? Então, talvez compense fazer o pedido em um mesmo lugar;

6.Fique atento também ao frete. Geralmente, se é na mesma cidade, é gratuito. Mas você pode escolher pela internet até mesmo produtos que são vendidos no exterior. Portanto, não se esqueça de verificar esse valor na hora da compra;

7.Principalmente se você comprou peças em promoção, cheque a política de trocas da empresa. Como você não experimentou a roupa ou sapato antes de comprar (e nem o seu filho), pode ser que, de repente, a peça fique apertada, ou larga demais;

8.Aliás, falando em promoção, dê uma boa olhada no seu armário – e no das crianças – antes de sentar na frente do computador. Isso evita que você compre um par de sapatos meio extravagante para o seu filho ou aquele vestido roxo que você quis só por que estava tão barato...;

9.Quanto mais informações o site fornecer sobre cada produto, maior a chance de a compra dar certo. Ao clicar em um produto, você deve conferir as medidas e a composição de cada um;

10.Se faz tempo que você não calibra o seu monitor, faça isso (ou peça para alguém que entenda mais de informática fazer isso por você). Principalmente se você quiser comprar roupas, a medida vai ajudar a não comprar um vestido creme pensando que é branco, por 

Fonte http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI118757-10518,00.html

13 de março de 2011

CMDCA de Igarapé Miri junto com Conselho Tutelar realiza ações conjuntas no carnaval de Igarapé Miri.


CMDCA de Igarapé Miri junto com Conselho Tutelar realiza ações conjuntas no carnaval de Igarapé Miri.

Uma ação conjunta (Conselho de Direito da Criança e Adolescente  e Conselho Tutelar) colocaram nas ruas um efetivo de 11 conselheiros neste carnaval com o objetivo de fiscalizar e orientar as crianças e adolescentes no carnaval miriense.As ações foram apoiadas pelo Ministério Público e Polícia Militar,que deram todo o suporte para que a ação fosse realizada com sucesso.Foi realizado dois tipos de trabalho:Na rua onde o carnaval foi realizado os conselheiros ficavam a postos para que não houvesse excessos,e garantindo a integridade física das crianças e adolescentes.Outra ação realizada foi a fiscalização das festas,onde o objetivo foi identificar e retirar os menores do recinto.Os menores encontrados foram retirados e levados para a sala do Conselho Tutelar.Depois de devidamente identificados,os mesmos foram entregues aos seus pais em casa.
Numa avaliação preliminar esta ação foi considerada positiva pois,cumpriu o papel a que fora destinada.E se for repetida a médio e longo prazo poderão produzir bons resultados,tanto para os menores,quanto as famílias.Além de conscientizar os donos de Sedes e Festas a não permitir a entrada e a permanência dos menores desacompanhados dos pais ou que não tenham autorização,sob o risco de sofrer penalidades da lei.
Parabéns pela iniciativa...


A herança do carnaval.


A herança do carnaval.
Todos os anos é de se esperar as tragédias anunciadas pela data,cuja comemoração na maioria das vezes se dá regada de álcool e drogas,acompanhadas de orgias sexuais.A grande massa que participa desta festa são jovens,homens e mulheres que se deixam levar pelo desejo desenfreado da carne,que pede sempre mais.Não medindo as conseqüências que tais coisas provocam,trazendo a infelicidade para si,e para os seus familiares,que ao fim da tão esperada festa tem ao invés de alegria choro e muita tristeza,e uma dor no coração tão forte e profunda que nada neste mundo pode curar.Infelizmente é o que muitas pessoas estão sentindo hoje,a quarta feira de cinzas é na verdade a quarta feira da dor e do pranto,o significado real de cinzas na bíblia.
E as conseqüências imediatas começam desde o primeiro dia da festa,para muitos antes mesmo de chegar ao destino que pretendiam,ou seja nas estradas.Este ano o aumento dos acidentes nas estradas do Brasil cresceram tanto em mortes como em feridos.Os jornais falam de 210 mortos e mais de 2000 feridos,só nas estradas federais,e este número com certeza aumentará muito se fosse contado as rodovias estaduais.Pessoas que perderam a sua vida de modo brusco e violento.Vidas que foram ceifadas no vigor da mocidade,as quais deixam após si um vazio e uma tristeza sem igual.E o que nos deixa mais inconformados é saber que muitas vidas poderiam ser poupadas se os homens que denominamos racionais agissem de tal forma.Muito pelo contrário,o que estamos presenciando é cada vez mais os homens agindo como besta feras que não tem nem um entendimento do que é emoção e razão.Mais que ao contrário dos humanos só agem por instinto e não por maldade.O homem comete os mais terríveis atos,os quais não se vê em nenhum grupo ou espécie selvagem.Quando um leão ataca e mata a sua caça não é por ser mal,mais só faz por instinto e necessidade de sobreviver,diferente dos homens,dotados de inteligência e sabedoria.
Também outra conseqüência são os assassinatos,estupros e seqüestros,que a cada dia recheiam as páginas dos jornais.E o mais estranho é que os meios de comunicação das cidades onde o carnaval é fonte de renda,e que estas cidades gastam grandes fortunas para organizar,se omitem nas informações com receio que estas notícias possam ser negativas a imagem da cidade,ou seja:sonegam informações a troco de lucros exorbitantes obtidos a custa da vida e da desgraça de muitas famílias.
Além disso o aumento das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é um fato comprovado pelos órgãos de saúde pública.Onde pode se constatar que adolescentes cada vez mais novas estão sendo contaminadas,e muitas ficando grávidas quando deveriam estar brincando de bonecas,agora estão sendo mães precoces.E as autoridades?O que dizem?O que estão fazendo?Infelizmente muita pouca coisa tem sido feita para mudar este quadro.Ao invés de atacar o problema e as suas raízes ficam usando métodos paleativos,tentando amenizar as conseqüências,que com certeza acontecerão.

2 de março de 2011

Dos Direitos e Deveres dos Usuários dos Serviços de Transportes de Passageiros


I - receber serviço adequado;
II - receber da ANTT e da transportadora informações para defesa de interesses individuais ou coletivos;
III - obter e utilizar o serviço com liberdade de escolha;
IV - levar ao conhecimento do órgão de fiscalização as irregularidades de que tenha conhecimento, referentes ao serviço delegado;
V - zelar pela conservação dos bens e equipamentos por meio dos quais lhes são prestados os serviços;
VI - ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem;
VII - ter garantida sua poltrona no ônibus, nas condições especificadas no bilhete de passagem;
VIII - ser atendido com urbanidade pelos prepostos da transportadora e pelos agentes de fiscalização;
IX - ser auxiliado no embarque e desembarque, em se tratando de crianças, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção;
X - receber da transportadora informações acerca das características dos serviços, tais como horários, tempo de viagem, localidades atendidas, preço de passagem e outras relacionadas com os serviços;
XI - transportar, gratuitamente, bagagem no bagageiro observada os limites de peso total de trinta quilogramas, de volume máximo de trezentos decímetros cúbicos e de maior dimensão de um metro, bem como volume no porta-embrulhos limitado a cinco quilogramas e dimensões compatíveis;
XII - receber os comprovantes dos volumes transportados no bagageiro;
XIII - ser indenizado por extravio ou dano da bagagem transportada no bagageiro;
XIV - receber a diferença do preço da passagem, quando a viagem se faça, total ou parcialmente, em ônibus de características inferiores às daquele contratado;
XV - receber, às expensas da transportadora, enquanto perdurar a situação, alimentação e pousada, nos casos de venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, ou interrupção ou retardamento da viagem, quando tais fatos forem imputados à transportadora;
XVI - receber da transportadora, em caso de acidente, imediata e adequada assistência;
XVII - transportar, sem pagamento, crianças de até seis anos incompletos, desde que não ocupem poltronas, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores;
XVIII - efetuar a compra de passagem com data de utilização em aberto, sujeita a reajuste de preço se não utilizada dentro de um ano da data da emissão;
XIX - receber a importância paga, no caso de desistência da viagem, hipótese em que o transportador terá o direito de reter até cinco por cento da importância a ser restituída ao passageiro, ou revalidar o bilhete de passagem para outro dia ou horário;
XX - estar garantido pelo Seguro de Responsabilidade Civil contratado pela transportadora, sem prejuízo da cobertura do seguro obrigatório de danos pessoais (DPVAT).
O usuário terá recusado o embarque ou determinado seu desembarque, quando:
I - não se identificar quando exigido;
II - em estado de embriaguez;
III - portar arma, sem autorização da autoridade competente;
IV - transportar ou pretender embarcar produtos considerados perigosos pela legislação específica;
V - transportar ou pretender embarcar consigo animais domésticos ou silvestres, sem o devido acondicionamento ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares;
VI - pretender embarcar objeto de dimensões e acondicionamento incompatíveis com o porta-embrulhos;
VII - comprometer a segurança, o conforto ou a tranqüilidade dos demais passageiros;
VIII - fizer uso de aparelho sonoro, depois de advertido pela tripulação do ônibus;
IX - demonstrar incontinência no comportamento;
X - recusar-se ao pagamento da tarifa;
XI - fizer uso de produtos fumígenos no interior do ônibus, em desacordo com a legislação pertinente.

ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres
Setor Bancário Norte (SBN), Quadra 2, Bloco C | Brasília - DF - CEP 70.040-020 | CNPJ: 04.898.488/0001-77 | Fale Conosco: 0800-610300

1 de março de 2011

Direito dos passageiros e as suas bagagens.

Cansado de me sentir explorado pelas Empresas de transporte de passageiros,resolvi buscar a entender como funciona a questão da bagagem.Escrevi para ANTT a qual me respondeu,e agora repasso para os leitores na integra a resposta.
Fique atento,faça valer os seus direitos.

Prezado Senhor
            Em atenção à mensagem de V.Sª., informamos que, de acordo com a Resolução ANTT nº. 1432/2006, art. 3º, as permissionárias e as autorizatárias são obrigadas, a título de franquia, a efetuar o transporte gratuito de bagagem no bagageiro e de volume no porta-embrulhos dos passageiros embarcados, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:
I - no bagageiro, 30 (trinta) quilos de peso total e volume máximo de 300 (trezentos) decímetros cúbicos, limitada a maior dimensão de qualquer volume a um metro; e
II - no porta-embrulhos, 5 (cinco) quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto, a segurança e a higiene dos passageiros.
§ 1º Excedida a franquia fixada nos incisos I e II deste artigo, o passageiro pagará até 0,5% (meio por cento) do preço da passagem correspondente ao serviço convencional com sanitário, em piso pavimentado, pelo transporte de cada quilograma de excesso.
§ 2º As autorizatárias poderão negociar diretamente com os passageiros a franquia de peso total e volume máximo de bagagem a ser transportado por passageiro no bagageiro desde que:
I - seja respeitada a legislação em vigor referente ao peso bruto total máximo do ônibus, aos pesos brutos por eixo ou conjunto de eixos e à relação peso potência líquida/peso bruto total máximo; e
II - sejam observadas as restrições estabelecidas no art. 46 da Resolução ANTT nº. 1.166, de 5 de outubro de 2005.
V.Sª. poderá acessar o site http://www.antt.gov.br/resolucoes/resolucoes2006.asp para mais esclarecimentos.
            Permanecemos à disposição.
            Atenciosamente,
                                                                            Ouvidoria da ANTT

Pré-datado depositado antes do prazo dá direito a indenização, decide STJ

Pré-datado depositado antes do prazo dá direito a indenização, decide STJ

O depósito de cheque pré-datado antes do prazo combinado entre comerciante e consumidor configura dano moral, com direito a indenização, de acordo com súmula editada nesta segunda-feira (16) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e anunciada nesta terça-feira (17). Com a edição da súmula, o STJ passará a adotar a orientação em suas decisões futuras.
A súmula do STJ, no entanto, serve apenas como "guia" para os juízes de instâncias inferiores, que podem ou não aplicá-la –ao contrário das súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF), que obrigatoriamente precisam ser acatadas pelos poderes Executivo e Judiciário.

A súmula de jurisprudência 370 fixa que “caracteriza dano moral a apresentação antecipada do cheque pré-datado”. Em uma das primeiras decisões do STJ sobre o caso, em 1993, os ministros condenaram um comerciante que apresentou o cheque antes do prazo a pagar indenização de 20 salários mínimos (o equivalente hoje a R$ 4.650) à vítima.
 Em outro julgamento, realizado em 2005, os ministros também condenaram um comerciante a pagar indenização de 20 salários mínimos a um consumidor da Paraíba que teve o cheque devolvido sem fundos por ter sido depositado fora do prazo combinado.

Em uma decisão tomada em 2000, o ministro Eduardo Ribeiro já havia ressaltado que constitui dano moral a devolução de cheque pré-datado por insuficiência de fundos quando a apresentação é feita antes da data acertada entre as partes. 
Leia mais notícias de Economia e Negócios