31 de maio de 2011

MPF denuncia ex-prefeitos de Igarapé-Miri

O Ministério Público Federal denunciou a ex-prefeita de Igarapé-Miri (PA), Dilza Maria Pantoja Correia, e o atual prefeito, Roberto Pina Oliveira, por terem deixado de prestar contas de recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados a ações de inclusão de alunos com necessidades especiais.
O convênio realizado entre o município e o FNDE possibilitou o repasse R$38.693,85 para a aquisição de material didático/pedagógico específico e formação de professores para o atendimento educacional especializado.
O convênio tinha o prazo de 365 dias, sendo que a prestação de contas deveria ser apresentada até 60 dias após a vigência. Este prazo foi ainda prorrogado pelo período de 120 dias, mas a ex-prefeita não prestou contas, sendo notificada em 22 de outubro de 2009.
Como o prazo para a prestação de contas se encerrou durante o mandato do atual prefeito, eleito em 2008, Roberto Oliveira também foi notificado pelo FNDE. O prefeito apresentou uma série de documentos para demonstrar a responsabilidade exclusiva da ex-prefeita pela irregularidade. Mas, as provas não foram suficientes, uma vez que, o valor de R$11.190,89 foi utilizado durante o mandato do atual prefeito.
“Assim como a ex-prefeita, ele não prestou contas da adequada aplicação desse recurso que, aliás, foi movimentado por meio de transferência, não permitindo a identificação da destinação da despesa, situação que também contraria o estabelecido no convênio”, explicou a procuradora regional da República Raquel Branquinho.

A denúncia aguarda agora o recebimento pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). (MPF/PA)

Fonte:Diário Online

Você e seus direitos.

Quando vamos ao supermercado ou a loja de ferragens,quase tudo que compramos temos garantia.As empresas mantem um SAC,que é o SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR o qual nos coloca em contato direto com o fabricante daquilo que estamos comprando.Qualquer defeito,ou se o produto estiver estragado,nós consumidores temos o direito de ser ressarcidos de todo prejuizo.Por que as pessoas ainda preferem arcar com tais prejuizos?
1.Por falta de informação.
2.Por não querer gastar tempo.
Estes dois fatores mostra que a grande maioria do povo da nossa cidade prefere não reclamar,e ficar com o prejuizo.Precisamos mudar este quadro formando cidadãos mais conscientes dos seu direitos..Temos pessoas aqui na nossa cidade que estão usando destes direitos adquiridos e ganhando ações inéditas,mostrando com isso que o nosso povo tão sofrido ainda tem direitos.
SEJA UM CIDADÃO CONSCIENTE,EXERÇA OS SEUS DIREITOS....

18 de maio de 2011

Tenda Cine leva curtas brasileiros a Igarapé-Miri



Depois de visitar Moju (29 e 30 de abril) e Abaetetuba (1º e 2 de maio), o projeto Tenda Cine chega a Igarapé-Miri para mais dois dias de sessões gratuitas de curtas brasileiros. A programação começa amanhã, dia 3, e segue na quarta-feira, 4, na Casa de Cultura.
Um dos destaques da mostra é o curta “Seu Didico, Paraense Velho Macho!”, do cineasta Chico Carneiro, que mora desde 1983 em Moçambique, onde finaliza os filmes que roda no Pará. Realizado em 2006, o curta abre uma série de curtas sobre a vida dos homens que trabalham em barcos na Amazônia paraense. Mostra as condições de vida de três homens que trabalham num velho barco que transporta madeira entre uma serraria do rio Kaji e o porto de Inhangapi, que abastece o comércio de Castanhal e cidades vizinhas.
Iniciativa da MM Produções, o Tenda Cine leva sessões gratuitas a cidades do interior paraense que não possuem cinemas. Em Igarapé-Miri, por exemplo, o local escolhido para a exibição é um auditório que antigamente funcionou como sala de cinema. O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura do município. (Diário do Pará)

Onda de violência causa pânico em Igarapé Miri

Uma desavença em uma boca de fumo na rua Padre Emílio, no municipio de Igarapé Miri, resultou na morte de uma adolescente na noite desta quinta-feira (05). Após tiroteio entre os vendedores de drogas, a adolescente que passava pelo local teria sido atingida. Mesmo sendo encaminhada para o Hospital Santana, a moça não resistiu ao ferimento e morreu.
Muitos internautas tem reclamado da violência no município. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar a onda de assaltos e crimes violentos na cidade tem causado pânico. (DOL)