25 de fevereiro de 2012

Três pessoas morrem em acidente com avião bimotor no Pará


Três pessoas morreram em um acidente com um avião bimotor ocorrido na manhã deste sábado (25) em uma ilha a cerca de uma hora e meia de Belém (PA), informou ao G1 a assessoria de imprensa do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) dos estados do Pará, Maranhã e Amapá.
De acordo com a assessoria do órgão, vinculado à Aeronáutica, a aeronave pertencia ao deputado estadual Alessandro Novelino e levava dois passageiros, além do piloto. As vítimas ainda não foram identificadas.
O avião decolou do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, na capital do Pará, por volta das 8h30 deste sábado, com destino a uma fazenda de propriedade da família do parlamentar, segundo o Seripa. Em torno das 10h30, ele teria sido dado como desaparecido, após sumir dos radares que operam na região.
De acordo com o Seripa, às 13h30 foram encontrados destroços da aeronave, em uma ilha perto do município de Acará. A assessoria do órgão diz ainda que os três corpos também foram localizados.
Fonte: G1

14 de fevereiro de 2012

Surto de dengue ameaça cinco municípios no Pará. Igarapé Miri está correndo PERIGO.


O Pará tem cinco municípios com alto risco de surto da dengue: Altamira, Igarapé- Miri, Itaituba, Tucuruí e Parauapebas, sendo que esta última está listada entre as 10 cidades brasileiras com população acima de 100 mil habitantes que concentram o maior número de casos. Os dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde mostram que houve aumento na incidência da doença em alguns estados, como Tocantins, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Sergipe.

Do total de casos (40.486) notificados em todo o território nacional, 75% estão concentrados em 10 estados. O Pará é um destes com 3.304 novos casos, significando 43,6% de incidência para cada 100 mil habitantes. Ainda assim houve registro de queda de 62% nos quadros da doença.

ALERTA

Apesar da redução no início de 2012, o Ministério da Saúde alerta para a alta presença do mosquito Aedes aegypti em 356 municípios. Foram registrados 40.486 casos contra 106.373 no mesmo período de comparação (a análise foi feita entre os dias 1 de janeiro a 11 de fevereiro). Seguindo a mesma tendência de queda, houve diminuição de 86% nos casos graves – que passaram de 1.345 (2011) para 183 (2012) - e de 66% nas mortes, que reduziram de 95 (2011) para 32 (2012).

O Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa 2012), avaliou 536 cidades brasileiras e mostra que 356 municípios têm alta presença do mosquito, sendo 91 em situação de risco de surto e 265, em alerta. Outras 180 cidades apresentam baixo risco de infestação.

“Dados positivos são para aprendermos com o que deu certo e reforçarmos ainda mais as ações. Apesar de termos reduzido em 62% as notificações em todo o país, mais de 300 municípios estão em risco ou em alerta de surto. Então, precisamos intensificar a nossa atuação no combate à dengue e não baixarmos a guarda. É este o recado que o Ministério da Saúde quer passar”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O levantamento permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor e é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Já nas cidades em situação de alerta, o índice de infestação é de 1% a 3,9% e, no caso das cidades com baixo risco, o índice fica abaixo de 1%.

O mapa revela ainda que nas regiões Norte e Centro-Oeste a maior presença do mosquito da dengue está concentrada no lixo. Já no Sudeste e no Sul, a concentração está nos depósitos domiciliares (pratinhos de plantas, calhas, entre outros locais) e no Nordeste o problema é com os depósitos de águas, principalmente as caixas.

Prevenção contra picadas

-Espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

-Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

-Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

-Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

PARA ELIMINAR FOCOS

-Tampar os grandes depósitos de água como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas, impedindo que os mosquitos depositem seus ovos.

-Coleta de lixo: a coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

-Remover, enterrar ou queimar o acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas que pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva.

-Fazer controle químico com larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento.

-Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

Fonte: portal.saúde.gov.br
ONDE O RISCO É MAIOR

Altamira, Igarape Miri, Itaituba, Tucuruí e Parauapebas, sendo que esta última está listada entre as 10 cidades brasileiras com população acima de 100 mil habitantes que concentram o maior número de casos.

Números da Sespa são diferentes

Entretanto, os dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) são diferentes dos divulgados pelo Ministério da Saúde. No Pará, 437 casos de dengue foram confirmados apenas neste início de ano - dos quais 135 foram registrados em Belém-, com uma morte confirmada e cinco sendo investigadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Sespa, a discrepância verificada entre os dados se deve ao fato de se referirem a períodos diferentes. O ministério adota um sistema de notificação de casos de dengue on-line, feito pelos municípios e divulgou todos os casos notificados de janeiro até o dia 11 de fevereiro. Já a Sespa notifica somente os casos confirmados e os dados se referem ao período de janeiro até 7 passado. A Sespa promete divulgar dados mais atualizados hoje.

No ano passado, mais de 1800 casos da doença foram confirmados em Belém e seis pessoas morreram em virtudes de complicações da doença. O caso mais grave - dengue hemorrágica -, acometeu 12 pessoas em 2011, ano este que teve no mês de fevereiro o período com mais pessoas infectadas pelo mosquito. Em 2012, a ilha do Mosqueiro é a região da área metropolitana onde a doença acometeu o maior número de pessoas, 14 no total, segundo a Sespa.

Após dois dias de muita dor no corpo, febre e manchas vermelhas que coçavam incessantemente, a estudante Evelyn Viana, 21 anos, procurou um posto de emergência do distrito. Ela foi diagnosticada com dengue e demorou a entender como foi infectada.

“Passei um final de semana na ilha de Cotijuba com meus amigos e na casa ao lado da pousada em que ficamos hospedados existiam vários pontos propícios à criação de focos do mosquito da dengue, como latas e garrafas pet. Mas eu não liguei, achei que não fosse acontecer nada”, admitiu a moça.
 (Diário do Pará)

10 de fevereiro de 2012

Reportagem encontra situação de abandono em Igarapé Miri


http://tvrba.diarioonline.com.br/videos_detail.php?nIdVideo=214

CONHEÇA OS PARLAMENTARES ‘FICHA SUJA’ DO PARÁ.

PARÁ
Deputados
  • Asdrúbal Bentes (PMDB-PA): Ação Penal 481 Estelionato, formação de quadrilha e crime eleitoral
  • Giovanni Queiroz (PDT-PA): Ação Penal 476 Injúria, desacato, crime contra a honra e calúnia
  • Jader Barbalho (PMDB-PA): Ação Penal 336 Emprego irregular de verba pública // Ação Penal 398 Peculato // Ação Penal 339 Crime contra o sistema financeiro nacional // Ação Penal 397 Falsidade ideológica, formação de quadrilha, estelionato, crime de lavagem // Ação Penal 374 Crime contra a administração em geral
  • Lira Maia (DEM-PA): Ação Penal 524 Crime contra a Lei de Licitações // Ação Penal 484 Crime de responsabilidade // Ação Penal 517 Crime de responsabilidade // Ação Penal 518 Crime de responsabilidade
  • Paulo Rocha (PT-PA): Ação Penal 470 Crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, quadrilha ou bando e crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos ou valores
  • Wladimir Costa (PMDB-PA): Ação Penal 415 Crimes contra a honra // Ação Penal 474 Crimes contra a honra // Ação Penal 528 Investigação penal
  • Bel Mesquita (PMDB-PA): Inquérito 2965 Crime previsto na legislação extravagante
  • Jader Barbalho (PMDB-PA): Inquérito 2051 Crime contra a administração em geral // Inquérito 2909 Crime contra a ordem tributária // Inquérito 1332 Peculato // Inquérito 498 Peculato // Inquérito 2760 Crime de lavagem, formação de quadrilha e contra o sistema financeiro nacional
  • Lira Maia (DEM-PA): Inquérito 2762 Crime de responsabilidade // Inquérito 2858 Crime de responsabilidade // Inquérito 2742 Peculato // Inquérito 2819 Crime de responsabilidade // Inquérito 2875 Crime de responsabilidade // Inquérito 2941 Emprego irregular de verbas ou rendas públicas
  • Wladimir Costa (PMDB-PA): Inquérito 2915 Calúnia e difamação
Senador
  • Mário Couto (PSDB-PA): Ação Penal 440 Crime eleitoral // Ação Penal 475 Irregularidades na concessão de radiodifusão // Ação Penal 418 Crime de responsabilidade e Lei de Licitações (c/ parecer da PGR pela extinção da punibilidade)
  • Flexa Ribeiro (PSDB-PA): Inquérito 2266 natureza não informada/corre em segredo de justiça // Inquérito 2939 Crime eleitoral
  • Mário Couto (PSDB-PA): Inquérito 2539 desobediência às determinações da Justiça Eleitoral 
  • Fonte: http://polivocidade.blog.br/2010/06/11/conhea-os-parlamentares-ficha-suja-da-regio-norte-do-brasil/

Igarapé-Miri precisa urgente de um governo, se possível, antes das eleições

A cidade às escuras e é claro, o medo da população que apesar de
possuir policiamento, mas é insuficiente para atender as
necessidades

Por incrível que pareça: assim estava o posto da Polícia Militar:
às escuras e a luz que aparece é de uma vela acessa. Até a polícia
precisa de proteção e acima de tudo: reforço

O empresário Pé de Boto, que vem sendo acionado
pela população acredita que a cidade de
Igarapé-Miri tem sim, que voltar a ter tranquilidade
e retomar o seu crescimento da cidade com trabalho e renda,
saude e edudação
Distante de Belém, 60 quilômetros, ligado pela Alça Viária e por balsa, o município de Igarapé-Miri parece que parou no tempo. Há anos que não se vê progresso naquela cidade. O desemprego é grande, e a única fonte de renda dos que ali trabalham, vem diretamente da Prefeitura. O emprego na agricultura é escasso, apesar da terra ser bastante rica. Apenas o cacau e o açaí consta como os que dão emprego a alguns moradores que já deu grandes empresários, dentre os quais, donos de redes de supermercados em Belém e outros empresários, que também preferiram investir em Belém, assim como grandes profissionais como advogados e médicos, em destaque a Família Sinimbú.
O que o CORREIO JURUNENSE presenciou no sábado, dia 21 de janeiro, quando lá esteve para fazer reportagens em uma plantação cacaueira, foram cenas tristes e de realmente sentir medo. Com a falta de luz e água, registrado naquele dia, desde as primeiras rodas da tarde, o comércio se viu obrigado a fechar as portas por volta das 17 horas, para fugir dos assaltos e arrastões, como revelou um empresário local que não quis se identificar: “Quando falta luz, o que é comum na cidade, os bandidos em suas maiorias menores, atacam como carapanãs”.
A reportagem esteve justamente neste horário, entre 17 e 19 horas no centro da cidade, e notou o medo no semblante dos moradores e empresários. As pessoas suspeitas circulando em grupos e em bicicletas e parados nos cantos das pequenas ruas cidade, como se estudando a sua pressa para o ataque. Ao saltar-mos do carro para fazer uma compra num estabelecimento comercial local, alguns suspeitos passaram olhando diretamente em nossos rostos e tivemos que seguir para dentro do estabelecimento comercial, utilizando como luz, os celulares de cada um e rapidamente trancar as portas inclusive com grades.
O empresários revelou que é comum a perda de alimentos não perecíveis com a constante falta de luz na cidade ao mesmo tempo em que revelava também que neste horário, em virtude até mesmo da Festividade de São Sebastião que estava acontecendo na Vila de Maiuatá, os policiais poderiam estar para ali, para dar apoio, deixando desguarnecida a cidade.
Saímos do estabelecimento comercial já com a cidade quase que completamente as escuras e o medo estampado nos poucos rostos que conseguíamos focar com a luz do carro e as pressas de cada um em querer chegar em suas casas. Alguns clarões que existiam, eram por causa de algumas residências que possuíam motor próprio. Rumamos em direção à fazenda onde estávamos hospedados e ali, também completamente às escuras. No meio do caminho, paramos em frente ao posto da Polícia Militar e deparamos com dois soldados, que nem água tinham pra beber, e é claro, também desguarnecidos e correndo risco de vidas. Dois soldados chegaram em seguida para ver o que estava acontecendo e se aproximaram do carro e nas trocas de idéias e opiniões pelo que estava acontecendo na cidade. Oito policiais divididos em turnos é muito pouco para o montante de opiniões que alertam para o que vem ocorrendo na cidade de Igarapé-Miri: muitos assaltos nas ruas, assaltos com detenção em cárcere privado de suas vítimas e o mundo da droga imperando na cidade.
O proprietário de um posto de gasolina na entrada da cidade, conhecido como Pé de Boto, filho da terra, lembra que o gestor da cidade, embora já esteja com o seu mandato chegando ao final, ainda não disse que veio fazer, pois o desemprego ainda persiste na cidade e com isso o aumento da violência. Ele aponta como uma das causas de dar o que fazer à população, como ganhar dinheiro, poderia ter sido amenizado se fosse aceito a implantação da exploração do dendê com projetos a níveis federais. Ele que vem sendo solicitado pela população a intervir no caso, deixa um recado à população que somente nas urnas nas próximas eleições essa história poderá mudar de rumo, mas um rumo, pra melhor.
Uma pena que isso venha acontecendo numa cidade que tinha tudo para estar no topo de grandes investimentos e emprego com exploração da riqueza que flui da terra. A falta de escolas profissionalizantes, para ensinar a população um ofício seria uma solução para as pessoas que precisam trabalhar e sustentar suas famílias. Uma guarda municipal (lembra Pé de Boto), seria um dos fatores a vir sufocar e prensar na parede a marginalidade, já que a guarda daria apoio à Polícia Civil e Polícia Militar.
É bom que a sua população que sofre na pele esse dilema, mais que eu, que lá estive e em menos de 24 horas sentir a gravidade do problema, se prepare para saber escolher seu governante nas próximas eleições, se possível, isso acontecesse antes dos votos. Mas como assim? Vocês poderiam estar me indagando. Respondo: cobrando do prefeito da cidade, ações imediatas.
Fonte: Correio Jurunense.
_dsc0541
O Prefeito declara aberto o evento
_dsc0582
Uma das alunas acende a tocha olímpica
dsc07985
O atletismo também foi uma das atrações
dsc08001
Alunos especiais também participaram
dsc08030
Natação em pleno Rio Igarapé Miri
dsc08061
A ginástica artística
A Secretaria Municipal de Educação realizou as OLIMPÍADAS ESCOLARES MIRIENSES E PARAOLÍMPICO ESTUDANTIL contando com um número recorde de participantes, mais de 1.500 alunos da cidade e do campo, distribuídos também em um número recorde de modalidades,12 no total: futebol, futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa, queimada, dama, xadrez, ginástica artística, natação, canoagem e atletismo, modalidades desenvolvidas  nas categorias de 7 á 8, 9 á 11, 12 á 14, 15 á 17 e a partir dos 18 anos de idade.

O evento aconteceu em vários locais: estádio, praça, rio Igarapé-Miri e escolas municipais,destacando-se a escola Aristóteles Emiliano de castro (ginásio),onde ocorreram as finais das principais modalidades. A integração das escolas da cidade e do campo despertou nos alunos atletas um só espírito que foi a busca pela vitória, vitória esta conquistada com respeito e espírito esportivo obedecendo às normas estabelecidas pelo regulamento elaborado no congresso técnico que contou com todos os professores de educação física. “ Fico contente, pois vejo que o esporte estudantil cresceu bastante e nossos alunos estão super entusiasmados com tudo o que vem acontecendo, e se Deus quiser novos eventos esportivos virão por aí pra revelar mais alunos atletas campeões” comenta Janilson Fonseca -Secretário  Municipal de Educação.


dsc08068
Time de Futsal masculino
dsc08073
Time de Fultsal feminino
dsc08075
Concentração
dsc08084
O Secretário Municipal de Educação Janilsom Oliveira realizou a premiação




Jatene entrega Unidade de Pronto Atendimento em Capanema

Local: Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Endereço: Rua Laudelino Valente, no bairro de São Cristóvão em Capanema
Contatos: Thiago Melo (Secom) 8411-1391 - Antenor Filho (Secom) 8122-5456
Na tarde deste sábado (11), o governador Simão Jatene vai inaugurar em Capanema a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a primeira Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região nordeste do Estado. A solenidade contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito de Capanema, Eslon Martins.
A UPA de Capanema foi habilitada pela Portaria nº 427, de 2 de março de 2010. Os investimentos de quase R$ 2 milhões, recursos do Programa Fundo a Fundo, viabilizaram a construção do prédio e a compra de equipamentos. Erguida numa área com quase mil metros quadrados, na Rua Laudelino Valente, no bairro de São Cristóvão, a Unidade será mantida com uma gestão tripartite - de responsabilidade das três esferas de governo.
A UPA de Capanema oferecerá serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. A população terá acesso a atendimento para hipertensão, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e aos primeiros socorros em caso de infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O governador e o ministro também vão inaugurar a primeira Central de Regulação Médica do Samu 192 da região, que atenderá 38 municípios do nordeste paraense, beneficiando aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.
Além de Capanema, o Pará já dispõe de UPA em Altamira, inaugurada em 2010, e habilitou a implantação de outras unidades nos municípios de Abaetetuba, Acará, Alenquer, Ananindeua, Barcarena, Belém, Benevides, Breves, Bragança, Breu Branco, Cametá, Capitão Poço, Castanhal,  Igarapé-Miri, Itaituba, Jacundá, Marabá, Marituba, Moju, Monte Alegre, Novo Repartimento, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santa Izabel do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Tailândia, Tucuruí, Uruará, Viseu e Xinguara. As obras foram autorizadas pelo Ministério da Saúde e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa “Saúde Toda Hora”, do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sugestões de entrevistas: Governador Simão Jatene; o secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, e o diretor do Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Sespa, Paulo Campos.
Fonte: Agência Pará