29 de abril de 2012

Projeto do Matapi Ecológico é destaque em feira científica na Espanha



O projeto “Matapi Ecológico” ganhou uma menção honrosa como o melhor projeto internacional na XIII Exporecerca Jove, realizada no Museu de Ciências Comos Caixa, em Barcelona (Espanha), de 29 a 31 de março. A inovação apresentada por uma estudante do Pará concorreu com pelo menos 100 projetos de 10 países, da Europa, América Latina e Ásia. O projeto foi credenciado para representar o Brasil na XIII Exporecerca Jove durante a Mostratec, que ocorreu em outubro do ano passado no Rio Grande do Sul, concorrendo com 322 projetos brasileiros e de mais 22 países.
A aluna Regiane Araújo Silva, autora do projeto, conta que foi uma das feiras mais marcantes de que já participou, por reunir pessoas de vários países. “Esses momentos que passamos em nossas vidas são inéditos e devemos dar valor. Só a oportunidade que eu tive de representar o Brasil, o Pará e também nossa cidade foi uma vitória, e eu agradeço a todos que ajudaram nesta conquista. É um incentivo para que alunos e professores desenvolvam seus projetos e possam transformar a educação em nosso Estado”, ressaltou.
Para o professor Gilberto Luís Silva, coordenador do projeto, mais uma vez foi comprovado que a educação pública no Pará vem melhorando e apresentando resultados. Segundo ele, isso só é possível quando o governo acredita na educação pública e  incentiva e fomenta a pesquisa.
“No município de Igarapé-Miri (região do Baixo Tocantins), outros alunos da rede pública vêm se destacando, pois estão sendo desenvolvidos projetos que vão gerar emprego e renda para o município. Isso é um avanço significativo na vida dos alunos, professores e do próprio município”, frisou.
Durante o evento, o projeto “Matapi Ecológico” também recebeu um convite do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para ser um dos representantes do Brasil na Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável -, que vai ocorrer de 13 a 22 de junho deste ano,  no Rio de Janeiro (RJ).
Preservação - A vontade de encontrar uma solução para a captura do camarão no rio Tauerá de Beja, em Abaetetuba, município do nordeste do Pará, fez o professor Gilberto e a aluna Regiane, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, produzirem o projeto científico “Matapi Ecológico: uma solução para a captura e a comercialização do camarão”, que tem como principal objetivo evitar a extinção dessa espécie.
Segundo Gilberto Silva, é grande a preocupação com a extinção dos animais no leito do rio, já que boa parte da população esta concentrada na região das ilhas e depende da captura do camarão para complementar a renda familiar. “Em função da pouca instrução que os ribeirinhos têm e da falta de apoio para sua atividade, eles tendem a capturar os camarões inadequadamente. Por isso surgem muitos problemas. Vimos a solução contida no próprio instrumento utilizado na pesca do camarão, o matapi”, explicou.
A estudante informou que o matapi é feito, geralmente, com pequenas frestas de talas de palmeira, capturando camarões de menor tamanho, o que afeta a reprodução. Outro impacto é na renda dos ribeirinhos, que também é diretamente afetada com a ausência ou diminuição do tamanho dos camarões.
Durante a pesquisa, foi realizada uma pequena, mas decisiva mudança no matapi. O espaçamento das frestas, que era de meio centímetro, passou a ter o dobro. Com isso, são capturados apenas camarões adultos, respeitando o ciclo de reprodução. “O Matapi Ecológico é uma solução simples e eficiente”, afirmou a autora do projeto.
Em seis dos 12 meses de pesquisa, foram pesados e medidos camarões capturados com os dois tipos de matapi - o tradicional, utilizado pelos pescadores, e o ecológico. O resultado logo demonstrou a importância da pesquisa.
Os 40 matapis tradicionais capturaram, em média, cada um, 5 quilos de camarão, com comprimento médio entre 5 e 6 centímetros, gerando um lucro diário de R$ 5,00. Já os 40 matapis ecológicos capturaram de 2 a 2,5 quilos do crustáceo, com tamanho médio de 6 a 7 centímetros, gerando renda diária de R$ 20,00. “Esperamos que os pescadores passem a valorizar o Matapi Ecológico”, concluiu o professor Gilberto Silva.

Transferidos para Abaetetuba autores de crime barbaro.


Foi feita a transferência para a Delegacia de Abaetetuba, de Wiliam Costa de Sousa, conhecido por “Birinight”, 18, e Joelson Sagica Rodrigues, 19. Os dois participaram do crime bárbaro que chocou os moradores do município de Igarapé-Miri, na manhã da última quarta-feira. A dupla matou um adolescente de 15 anos e feriu uma menina de 18 anos.
Antes da transferência, alguns moradores tentaram invadir a Delegacia de Igarapé-Miri com objetivo de linchar a dupla de assassinos. 
(Diário do Pará)

Polícia dá baixa no tráfico de drogas


Em atendimento a pedido do Ministério Público de Igarapé Miri e cumprindo determinação do juiz Márcio de Melo Queiroz, policiais militares e civis do Baixo Tocantins, realizaram operação no município e prenderam oito traficantes.
A operação chamada de “Fechando o cerco”, realizada no dia de ontem, teve como objetivo tirar de circulação os traficantes devido o alto índice de distribuição da drogas na cidade, e foi comandada pelo 1º tenente Samarone e delegado Silvio Garcia, titular de Igarapé Miri. A operação mobilizou cerca de 90 policiais.
Na operação, que teve início às 10h, e terminou às 15h, foram presos Ana Afonso Ayres, Bento de Souza Joufré, Rosinaldo Antonio Guimarães, José Roberto Pinheiro, Miguel Arcanjo Trindade, o “Taxí”, e um comparsa, estes presos nos bairros Cinco Bocas e África, além de um outro conhecido como “Cara de Rato”, preso no bairro de Padre Emílio. Ao saber da operação ele tentou fugir da cidade levando as drogas. No entanto, foi pego pelos policiais. Com ele a polícia encontrou 26 pedras de oxi e três tabletes de maconha prensada.
Com os sete traficantes presos nos bairros de Cinco Bocas e África, os policiais encontraram grande quantidade de drogas: maconha, pasta base de cocaína, pedras de oxi, joiaias, alta soma em dinheiro, máscaras (para serem usadas em assaltos), além de dois revólveres calibre 38”. Após finalizarem a operação, todos foram encaminhados para Abaetetuba, onde ficaram presos na cadeia da cidade. (Com informações de Adriano Martins).
 (Diário do  Pará)

Intercambio entre as Escolas Santa Maria do Icatú e Manoel da Paixão e Silva do Paraíso


No dia 19 de Abril pp, dia do indio, teve como objetivo, aproximar os corpos discentes e docentes das escolas com a comunidade e a familia.
É a busca para a reintegração do homem como ser social, ou seja, um momento de se repensar e refletir no relacionamento humano que temos atualmente. É a busca para encontrar caminhos que nos levem a um diagnóstico mais preciso do que a nossa sociedade precisa, principalmente a estudantil. É a tentativa de reagrupar a familia como o principal instrumento da educação, pois é nela que recebemos os primeiros ensinamentos, limites, deveres, direitos e os pilares da moral e da decencia. O encontro foi um sucesso de publico do principio ao fim, tendo a presença da Secretaria Municipal de Educação com o professores Nielson Cardos Diretor de Ensino da SEMED e de todo o seu staf, alem das familias tanto do Paraíso como do Icatú que apaludiram o evento o tempo todo. O encontro teve tres eixos principais: 
*aproximar os corpos discentes e docentes das duas escolas; 
*encontrar mecanismos que ajudem no diagnóstico e na melhoria da educação;
*levar ao conhecimento das familias a importância de sua participação na educação. 
A sociedade em que vivemos está repassando a responsabilidade da educação apenas para a escola, entretanto, os nossos filhos só passam quatro horas de tempo por dia com o professor em sala de aula, mas em compensação passam vinte horas com a familia. As perguntas são: Quem é mais importante na educação do homem? A escola ou a Família? O aluno reflete na escola o que aprende no lar, isso significa que é dever dos pais atentar cada vez mais para como estão educando os seus filhos em casa. Foi por isso que nós os professores das escolas envolvidas oportunizamos este encontro, justamente para fazer a familia participar mais e compreender o seu lugar no processo educativo dos seus filhos. Queremos lembrar ainda a educação é uma pizza de tres partes: 
a primeira é de 40% responsabilidade da familia; 
a segunda de 30% responsabilidade da igreja; 
e a ultima de 30% de responsabilidade da escola.
É na familia que nos são inculcados os limites, deveres e direitos, na Igreja (todos devemos ter um credo - embora o mordenismo e os tais "saberes eruditos" tenham quebrado esse paradigma trazendo consequencias desastrosas para a sociedade, como as que vivemos hoje) reforçamos esses atributos e os da moral e da etica, e na escola, recebemos instrução e conhecimento intelectual e tecnico para a luta pela sobrevivencia.
A organização do Evento: Diretora da Escola Stª Maria Vandra Maria, Coordenador da Manoel da Paixão Edson Leão, Coordenador pedagogico da Stª Maria Edvando Costa e os Professores João Quaresma (J. Santiago) Odivaldo Moraes, Luana Lopes, Marcirene Miranda, Francisco Quaresma (Atico), Anete Corrêa, Cláudia Fonseca, Vane Nonato, Denise Melo, Soraia Moraes, Jânio Conceição, Fabrício Quaresma e Ilnara Santos.
Através das fotos mostramos que o nosso municipio possui uma rica cultura, não ficamos restritos somente a pesca do mapará, do camarão e da produção do açai.

Fonte e Texto Integral: João Quaresma Quaresma.

25 de abril de 2012

Novela da Globo ridiculariza o povo do Pará.


Novela da Globo ridiculariza o povo do Pará.
A autora da novela das seis está desrespeitando o povo paraense, mostrando nossa gente como verdadeiros bichos, como se estivéssemos alheios ao que acontece no mundo, um povo sem cultura, que não... sabe como se comportar em lugar nenhum.
Estamos indignados com as cenas que a novela vem mostrando nas últimas semanas: imaginem um jornalista ficando impressionado ao ver um computador. O motorista de taxi perguntando aos personagens se aqui era o final do mundo e a atriz se impressionando com a praia de Copacabana, como se não fosse normal. Observem como foi tratada a cena: com deboches, como se entrar na água com roupa, ou se admirar uma praia bonita fosse coisa de outro mundo.
Diferente do que os sulistas pensam, não temos jacarés nas ruas e nem andamos nus. Queremos informar que nosso estado é rico, possui praias lindas de água doce e salgada com destaque para Alter do Chão -“ O caribe brasileiro”, natureza exuberante, povo acolhedor, uma culinária riquíssima, temos ainda uma grande instituição de pesquisa em saúde pública, com referência nacional e regional para alguns agraves de saúde, o 5º maior laboratório de nível de segurança 3 da América latina, com grandes profissionais com títulos e filhos da terra.
Cara “autora”, estude e pesquise antes de se propor a fazer qualquer coisa, principalmente, quando falar da questão cultural. Temos muito orgulho de nossa terra e de nossa gente, somos papa chibé sim, e queremos ser respeitados.
QUEM TAMBÉM NÃO ESTÁ GOSTANDO, COMPARTILHE, COMENTE E CURTA!
De: Jdhenef Dias

24 de abril de 2012

Acidente na Alça Viária, PA, deixa 9 mortos e 15 feridos.


Polícia Rodoviária Estadual confirma colisão entre uma carreta e um ônibus.
Número de feridos ainda não foi divulgado.



Um acidente grave entre um micro-ônibus,  um caminhão e uma carreta foi registrado nesta terça-feira, 24, no km 20 da Alça Viária, conjunto de pontes que liga Belém ao sul do Pará. Até o momento foram confirmadas nove mortes e 15 pessoas estão feridas, duas em estado grave.
Segundo a assessoria de comunicação do Instituto Médico Legal (IML), os corpos das nove vítimas que morreram no acidente já chegaram a sede do Instituto em Belém. Uma força tarefa foi montada para realizar os serviços de necrópcia ainda na noite desta terça-feira.
A liberação dos corpos só deve acontecer na manhã desta quarta, 25, quando a Prefeitura deTailândia pretende ajudar os parentes das vítimas  a vir até Belém fazer o reconhecimento.
Entre os 17 pacientes que deram entrada no Hospital Metropolitano, duas vítimas chegaram a receber cuidados médicos, mas não resisitiram. Eunice Tavares da Silva e uma criança de 11 anos faleceram pouco depois de chegarem ao hospital. Dos 15 feridos, dois estão em estado grave e um paciente já recebeu alta.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente causou cerca de cinco quilômetros de congestionamento. Ainda segundo a PRE, o motorista do micro-ônibus relatou que perdeu o controle do veículo devido as fortes chuvas na área e colidiu com uma carreta que transportava bobinas de aço, que passava pela área. Com o impacto as bobinas cairam sobre o micro-ônibus. Um caminhão também esteve envolvido no acidente.
O micro-ônibus transportava 24 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, da cidade de Tailândia, na região Nordeste do estado. Os passageiros voltavam ao município após tratamento de hemodiálise em Belém.
Em nota, a Prefeitura de Tailândia lamentou o acidente, confirmou que alugou o veículo para transporte de pacientes que precisavam de atendimento em Belém e assegurou que está prestando assistência psicossocial aos parentes e familiares das vítimas.

Sete homens escapam da delegacia de Igarapé Miri.


Na madrugada de seunda-feira (23), 7 presos fugiram da Delegacia de polícia da cidade de Igarapé-Miri. Segundo testemunhas, aproveitando-se da fragilidade da cadeia e da falta de segurança, os presos serraram as grades da cela e empreenderam fuga pela área destinada aos detentos para tomarem banho de sol.
 Durante a noite, a delegacia é vigiada por dois vigias de prédios públicos, cedidos pela Prefeitura do município, que, ouvidos durante a manhã, disseram nada ter percebido de suspeito. Segundo um policial civil da delegacia de Igarapé-Miri, que pediu para não ser identificado, essa fuga já era certa, pois a carceragem estava superlotada. Os foragidos são: Alfredo Sandim Farias, Tiago da Silva, Alessandro do Espírito Santo Pureza, Jeferson Guerreiro Correia, Francinei Pinheiro Franco, Elzo Campos Araújo, e Samuel Barros Martins.
Segundo informações repassadas de Igarapé-Miri, a polícia está atrás dos fugitivos 

Diário do Pará

23 de abril de 2012

Tenente perde a vida em acidente no interior

Um trágico acidente na rodovia PA-151, que liga os municípios do Moju e Barcarena a Igarapé-Miri, tirou a vida de um dos mais promissores oficiais da Polícia Militar do Pará, o tenente Ildson Carvalho, que pertencia ao Grupamento Tático Operacional do CPR IX, em Abaetetuba. Segundo informações do local, o tenente voltava para o município de Igarapé-Miri, em sua motocicleta, quando bateu de frente com um veículo, vindo a morrer instantaneamente.
O acidente aconteceu na noite da última sexta-feira (20). Chovia na região. O asfalto escorregadio, as deficiências do terreno, além das curvas fechadas, podem ter contribuído para a fatalidade que vitimou o tenente Ildson Carvalho.
O oficial se dirigia para Igarapé-Miri, onde ia assinar o flagrante de uma quadrilha que atuava no rio Meruú e tinha sido presa por ele na noite anterior ao acidente.
Para o major Silva Júnior, a quem o tenente era subordinado, a Polícia Militar perdeu um grande oficial, que tinha sido promovido recentemente e atuava com muito rigor no combate ao tráfico de drogas e roubos na região, sendo responsável por todas as operações realizadas no Baixo Tocantins.
O corpo do policial foi levado para o Instituto de Criminalística de Abaetetuba e depois liberado para o sepultamento, que aconteceu no município de Cametá, sua cidade natal. Seus colegas de farda estão inconsoláveis com perda prematura do oficial, que tinha uma longa carreira pela frente
Diário do Pará

20 de abril de 2012

Morte e tentativa de estupro em Igarapé Miri.


Na manhã de quinta-feira (19), policiais militares e civis de Igarapé-Miri prenderam Wiliam Costa de Sousa, o “Birinigh”, 18 anos, e Joelson Sagica Rodrigues 19 anos. Os dois são acusados de homicídio, tentativa de homicídio e estupro. De acordo com informações dos policiais, Por volta das 4h da manhã de quinta-feira, os acusados entraram na casa dos irmãos Maciel Rodrigues Vilhena, de 15 anos, e Alcilene Rodrigues Vilhena 18 anos no rio São Domingos, zona ribeirinha de Igarapé-Miri.
A intenção de Joelson era invadir a casa para estuprar sua própria prima, Alcilene. Como percebeu que seu primo, Maciel Rodrigues, irmão da vítima, estaria acordando, não pensou duas vezes e o esfaqueou no pescoço.
Com o golpe, Maciel já caiu desfalecido, tendo morte instantânea, devido a gravidade do golpe. Segundo Joelson, que confessou o crime, ele teria contado com a ajuda do primo e comparsa, William Costa, conhecido como “Birinight”, que teria esfaqueado 5 vezes Alcilene que, mesmo ferida, ainda teve forças para pedir ajuda.
Alcilene foi socorrida por Vizinhos e levada até o Hospital Municipal de Igarapé-Miri. onde foi atendida pelo médico Alessandro Lobato. “Caso ela tivesse chegado atrasada 5 minutos também teria morrido, pois perdeu muito sangue”, disse o médico

QUADRO ESTÁVEL
O quadro da paciente é estável e, segundo o médico Alessandro Lobato, ela não corre risco de morte.
FRIEZA

Preso Joelson Sagica Rodrigues confessou o crime e até localizou a faca utilizada para ferir a moça, que foi encaminhada a Instituto de Criminalística em Abaetetuba, para onde também o corpo do adolescente foi levado para perícia.
O depoimento do lavrador Joelson Sagica foi frio e revoltante, segundo os policiais. Ele disse ao delegado que há bastante tempo conhecia a jovem Aucilene Rodrigues Vilhena, sendo apaixonado por ela, que tem marido. Contudo, segundo contou, ele se insinuava, sem nunca terem qualquer contato íntimo.
Por tudo isto há vários dias vinha planejando adentrar na casa de Alcilene e manter relação sexual com ela. Para isso, contou com a participação do parceiro, conhecido como “Birinight”, arrombando a porta do imóvel.
“O Maciel estava deitado na cama e Alcilene na rede e, ao me ver, disse “calma, leva tudo”. Mas Alcilene começou a gritar e o Maciel me reconheceu dizendo “Ah é tu né?”. Foi quando lhe dei uma facada que atravessou o corpo e o “Birinight” completou o serviço nela”, disse Joelson Sagica.

A jovem foi transferida para um hospital de Belém.
(Diário do Pará)

12 de abril de 2012

Tumulto durante embarque para região das ilhas

Houve tumulto no embarque de passageiros nos terminais hidroviários de Belém, ontem de manhã, por causa da superlotação e da falta de fiscalização. No Porto Fluvial do Jarumã, na Cidade Velha, o navio que faz a linha Belém-Igarapé Miri partiu com quase mil passageiros a bordo, 400 acima da capacidade. Por causa desta superlotação, houve princípio de tumulto nas filas para embarcar. Apesar dos transtornos, não houve passageiro reclamando da situação, muitos optaram viajar de barco por uma questão de custos. Este foi o caso da estudante Suellen dos Santos, 23 anos, que aproveitou o feriado para visitar a família em Igarapé-Miri. "A passagem estava R$ 10,20 e hoje comprei por R$ 11,40, mas este reajuste já era esperado", ressaltou.
A preocupação de Suellen era com a segurança durante a navegação. Ela viu que o número de passageiros estava maior que o normal, por isso pensava se iria haver colete salva-vidas para todo mundo, conforme exige a Capitania dos Portos. Tumulto mesmo somente na hora de embarcar porque teve passageiro tentando furar a fila. Os funcionários do Terminal contornoram a situação e organizaram todos os passageiros. As embarcações que saíram da capital em direção ao Marajó e a cidades banhadas por rios navegáveis também saíam superlotadas e não havia fiscalização da Capitania dos Portos
Fonte: Amazonia jornal