10 de fevereiro de 2013

Registros Importantes



Com atraso, deixo registrado a realização de duas reuniões ocorridas neste mês de janeiro na Delegacia de Polícia Civil de Igarapé-Miri, ocasiões em que foram colocados em pauta a segurança pública do município.
No inicio do mês, visitou a Delegacia o Deputado Estadual Italo Mácola, que acompanhado de vereadores de Igarapé-Miri, mostrou-se disposto a ajudar a Polícia Civil com emendas que prestigiarão a segurança pública. Na ocasião o parlamentar relembrou que a construção da atual delegacia de Igarapé-Miri só foi possível graças à emenda de sua autoria. O Deputado enfatizou a intenção de conseguir junto ao governo do Estado uma lancha para a Delegacia de Igarapé-Miri, possibilitando o deslocamento de policiais civis para localidades ribeirinhas.
Já no dia 18, ocorreu reunião com a representante do Secretário de Segurança Pública, a Delegada Silvia Rêgo, onde também se fizeram presente o Deputado Estadual  Italo Mácola e o Prefeito de Igarapé-Miri “Pé de Boto”, além do Delegado Délcio Costa, Superintendente Regional do Baixo Tocantins, Coronel Barata, Comandante do Policiamento Regional de Abaetetuba, Capitão Samaroni, Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Igarapé-Miri e Vereadores de Igarapé-Miri. Foram discutidas propostas para melhorar a segurança pública e diminuir o índice de criminalidade no município, uma das maiores da região do Baixo Tocantins. 

Fonte: Blog do delegado Marcio Cavalcante.


Mulher revida agressão e mata companheiro



Foi presa na última quinta feira por Policiais Militares de Igarapé-Miri a nacional Adnilse Andrade Pantoja, de 30 anos de idade, autuada em flagrante delito pelo homicídio de seu companheiro Valdir Nascimento Corrêa.
Segundo o Delegado Márcio Cavalcante, responsável pela lavratura do flagrante, Adnilse após ser agredida pelo homem com quem convivia há seis anos, armou-se com uma faca e a desferiu com violência no abdômen de Valdir, levando-o ao óbito. A Polícia Militar foi acionada e ao chegar à Rua Dep. Graciano Almeida, bairro Baixa Verde, constatou o homicídio. Em ato contínuo, a Sargento Rosilda e Soldado Benedito conseguiram localizar Adnilse, que havia se evadido do local. Conduzida à Delegacia de Igarapé-Miri, sem apresentar aparentemente nenhum remorso, Adnilse alegou que só esfaqueou o seu companheiro para se defender, uma vez que se não tivesse feito isso teria sido ela a vítima. 
Após a lavratura do flagrante delito e a respectiva comunicação à Justiça, Adnilse foi liberada para responder processo criminal em liberdade, conforme Alvará de Soltura expedida pela Dra. Reijjane Ferreira de Oliveira, Juíza de Direito da Comarca de Igarapé-Miri

Fonte: Blog do delegado Marcio Cavalcante.


Homem é executado com tiros em Igarapé-Miri



Reginaldo Corrêa da Conceição, de 25 anos de idade, conhecido como “Neném”, foi encontrado morto em sua casa na manhã desta terça-feira no município de Igarapé-Miri, executado com dois tiros na cabeça quando dormia numa rede, crime este ocorrido na Travessa Araújo, Bairro Rola Papo. Segundo o Delegado Márcio Cavalcante, que fez o isolamento do local do crime até a chegada dos Peritos do CPC “Renato Chaves”, o crime tem toda característica de execução sumária. As cápsulas colhidas no local indicam que a arma de fogo empregada no homicídio era uma pistola 380. O Delegado também informou que “Neném” era um alvo em potencial por conta de seu envolvimento no mundo do crime, pois além de ser usuário de droga, tinha várias passagens pela polícia, todas por furto. Foi instaurado Inquérito policial para apurar o homicídio, “embora reine a lei do silêncio no local, já temos indicações de algumas pistas a serem investigadas” ressaltou o Delegado.

Fonte: Blog do delegado Marcio Cavalcante.



Condenado autor de Homicídio em Igarapé-Miri


Foi condenado nesta terça-feira a 21 anos e 4 meses de prisão Joelson Sagica Rodrigues, vulgo “Argentino”, pelo homicídio de Maciel Rodrigues Vilhena, de 15 anos e pela tentativa de homicídio de Alcilene Rodrigues Vilhena, de 19 anos, crime ocorrido no Rio São Domingos, distrito de Igarapé-Miri.
Desde cedo uma aglomeração de pessoas se fazia presente na entrada do Fórum de Igarapé-Miri, familiares das vítimas pediam justiça, estampando na camisa foto do jovem Maciel, que teve a vida precocemente tirada. O julgamento no tribunal do júri durou todo o dia, resultando na condenação unânime de Joelson pelo Conselho de Setença.
 Relembrando o Caso
 No dia 19 de abril de 2012, Joelson Sagica Rodrigues em companhia de Wiliam Costa de Sousa, o “Birinigh”, entraram na casa dos irmãos Maciel Rodrigues Vilhena, de 15 anos, e Alcilene Rodrigues Vilhena, de 18 anos, no rio São Domingos, zona ribeirinha de Igarapé-Miri.
A intenção de Joelson era invadir a casa para estuprar sua própria prima, Alcilene. Como percebeu que seu primo, Maciel Rodrigues, irmão da vítima, estaria acordando, não pensou duas vezes e o esfaqueou no pescoço.Com o golpe, Maciel já caiu desfalecido, tendo morte instantânea, devido a gravidade do golpe. Segundo Joelson, que confessou o crime, ele teria contado com a ajuda do primo e comparsa, William Costa, conhecido como “Birinight”, que teria esfaqueado 5 vezes Alcilene que, mesmo ferida, ainda teve forças para pedir ajuda.Alcilene foi socorrida por Vizinhos e levada até o Hospital Municipal de Igarapé-Miri, onde mesmo perdendo muito sangue conseguiu sobreviver.
Tanto Joelson como Wilian foram presos em flagrante delito por policiais civis e militares e conduzidos sob forte escolta policial para a Delegacia de Polícia diante de uma população revoltada.
 Preso Joelson Sagica Rodrigues confessou o crime, informando que há bastante tempo conhecia a jovem Aucilene Rodrigues Vilhena, sendo apaixonado por ela, que tem marido. Contudo, segundo contou, ele se insinuava para ela, sem nunca ter sido correspondido.
Por tudo isto planejou adentrar na casa de Alcilene e manter relação sexual com ela. Para isso, contou com a participação do primo e parceiro, conhecido como “Birinight”, arrombando a porta do imóvel.
 Em seu interrogatório na Delegacia, Joelson declarou friamente que Alcilene ao vê-lo começou a gritar, foi quando Maciel veio em sua direção, motivo pelo qual desferiu no mesmo uma facada que atravessou o corpo, sendo que “Birinight” completou o trabalho em Alcilene.
“Birinight” até hoje encontra-se foragido da justiça, após conseguir fugir da Delegacia onde estava preso aguardando julgamento.
Fonte: Blog do delegado Marcio Cavalcante.