28 de junho de 2013

Polícia Civil captura criminosos durante operação em Igarapé-Miri

                     
       Goguinho , Fefeu , Caroncho ,Bibinho, Tico
 
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Igarapé-Miri, da Superitendência Regional do Baixo-Tocantins e do Núcleo de Apoio à Investigação de Abaetetuba, com apoio da Polícia Militar de Igarapé-Miri, capturou cinco homens acusados de envolvimento em crimes diversos, como tráfico de drogas e roubos. Denominada de “Operação Varredura”, a ação policial teve por objetivo cumprir mandados judiciais de prisão, fazer combate ao tráfico de drogas e aos assaltos em Igarapé-Miri, nordeste do Pará. Além dos presos, drogas e armas de fogo ilegais foram apreendidas. Nas informações divulgadas nesta segunda-feira, 29, o delegado Márcio Cavalcante, titular da Delegacia local, explica que o cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça de Igarapé-Miri teve início com a prisão de Manoel de Jesus Santos Pinheiro, de apelido “Tico”, de 21 anos.
As investigações apontaram que, na madrugada do último dia 4, o acusado teria baleado o vigilante do Cartório Eleitoral de Igarapé-Miri, durante tentativa de assalto. "Tico" pretendia roubar a arma de fogo da vítima, mas o crime não foi consumado, pois o vigilante reagiu e afugentou o acusado. Outra captura foi a de Elzo Campos de Araújo, de 40 anos, conhecido como "Caroncho", foragido de Justiça, acusado de roubos e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava na condição de foragido desde dezembro de 2012. “Caroncho” responde a inquéritos nos quais é acusado de ter cometido inúmeros assaltos na região. O último crime ocorreu em 20 de abril deste ano, quando o comparsa dele, Hugo Vinicius Alves, morreu em confronto com a Polícia Militar.
Ainda, durante a operação, foram presos, por tráfico de drogas, Alef Sousa Ladislau, conhecido como “Fefeu”, 19 anos, e Alan da Silva Pinheiro, de apelido “Coguinho”, 21. Nas residências de ambos, foram apreendidos 80 gramas de maconha. A dupla já era investigada devido a denúncias de que os dois eram os maiores traficantes de drogas em atuação no bairro Rola Papo. A quinta pessoa presa na operação foi Jorgeval Pereira, de apelido “Bibinho”, de 19 anos, acusado de ter assaltado uma residência, no último dia 6, no bairro Perpétuo Socorro. Na ocasião, armado, ele rendeu todos os membros de uma família e das vítimas subtraiu diversos objetos de valor. No momento da prisão, “Bibinho” reagiu atirando nos policiais com uma pistola calibre 22. Ele foi alvejado com um tiro na perna.
A arma de fogo de “Bibinho” foi apreendida e levada para a Delegacia. Já o acusado foi socorrido e internado no hospital do município, onde foi atendido e depois liberado para ser autuado em flagrante na Delegacia. A operação foi coordenada pelo delegado Márcio Cavalcante, titular da Delegacia de Igarapé-Miri, com supervisão do delegado Délcio Costa, superintente regional do Baixo-Tocantins, com a participação do delegado Mac Dowell Fortes, titular do NAI de Abaetetuba, e do capitão PM Deyvid Samaroni, comandante do Destacamento da Polícia Militar de Igarapé-Miri.
 
FONTE: Site da Polícia Civil do Pará
 

Polícias Civil e Militar prendem envolvidos no tráfico de drogas em Igarapé-Miri

A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira, 13, os resultados de uma operação policial de combate às drogas no município de Igarapé-Miri, região nordeste do Pará, denominada de “Igarapé-Miri na Paz”. Ao todo, cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes e por  posse ilegal de arma de fogo. A  operação teve como objetivo dar cumprimento a mandados de busca e apreensão solicitados pelo delegado Márcio Cavalcante, titular da Delegacia local, à juíza titular da Comarca do município, Rejjane Ferreira de Oliveira, para desarticular pontos de venda de drogas.
Após autorização da Justiça, a equipe da Polícia Civil de Igarapé-Miri formada pelos investigadores Teixeira, Donato, Denilson e escrivão Humberto, sob comando do delegado, em conjunto com a equipe de policiais militares do Destacamento de Igarapé-Miri, sob comando do capitão Deyvison Samaroni, partiram aos locais determinados, ainda ao amanhecer do dia, para cumprir os mandados judiciais.
Foram presos em flagrante Leidivaldo de Castro, de apelido “China”, 27 anos, com quem foram encontradas 11 petecas de pedra de óxi; João dos Santos Neto, conhecido como “Baixinho”, 26, preso com sete "trouxinhas" de maconha; Terezinha Lobato Farias, conhecida como “Teca do Pó”, com quem foram encontradas três "trouxas" de maconha e cinco "petecas" de pasta de cocaína; Benedita Pinheiro de Souza, 44, de apelido “Bena”, que estava com duas "trouxas" de maconha e Ednaldo Raimundo de Oliveira Silva, de apelido “Pital”, 40, flagrado, em sua residência, com um revólver calibre 38 com 14 munições. Também foram apreendidos celulares, dinheiro e outros objetos supostamente trocados por drogas.
Segundo o delegado Márcio Cavalcante, a operação foi um sucesso. "A ação confirmou denúncias feitas pela população, através do Disque-Denúncia, fone 181, tirando de circulação bandidos nocivos à sociedade miriense", ressaltou. Ainda, segundo o policial civil, o combate às drogas continuará para atender as diretrizes do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa; do diretor de Polícia do Interior, Sílvio Maués, e do superintendente Regional do Baixo-Tocantins, delegado Marco Antônio de Oliveira e Silva.
 
Material apreendido e presos
 
 
 Equipe envolvida na Operação
 
 
FONTE: SITE DA POLÍCIA CIVIL

Vergonha e repúdio!!


Não precisa dizer nada. As imagens falam mais do que mil palavras!!!!

Debate sobre Segurança Pública no Município de Igarapé-Miri

Ocorreu no último dia 15 de maio a audiência pública na Câmara de Vereadores com diversas autoridades do município para tratar do tema "Segurança Pública". Nessa ocasião tivemos a oportunidade de prestar contas à população de Igarapé-Miri sobre nossa atividade à quatro meses como titular da Delegacia de Polícia Civil desse município, mostrando estatísticas de ocorrências policiais, procedimentos instaurados e ações operacionais  para minimizar a criminalidade, apontando para uma efetiva redução da criminalidade no município. A oportunidade foi salutar para mostrar ao povo miriense que a Polícia Civil, mesmo diante de algumas dificuldades logísticas, tem procurado fazer o seu papel institucional de polícia judiciária, sendo afirmado por parte das autoridades e populares presentes na audiência que já se nota no município uma sensação de segurança pública, diferente do que se tinha em relação ao ano de  2012, quando Igarapé-Miri foi considerada umas das cidades mais violenta da Região do Baixo-Tocantins. 


 Fonte: Blog do delegado Marcio Cavalcante
 

IGARAPÉ MIRI RECEBE VIATURAS DO ESTADO

Direto do Blog Jornal Sementes

Em uma cerimônia realizada na Praça Sarges Barros (em frente ao Palacete Senador Garcia) a Secretaria de Estado de Segurança Pública através do Governo do Estado, entregou nesta manhã de sexta feira (14) três viaturas para o município de Igarapé Miri, sendo que uma para a polícia civil e duas para a policia militar. Na oportunidade estiveram presentes autoridades municipais (prefeito, secretários e vereadores), o Deputado Estadual Ítalo Mácola, o delegado de policia Civil Márcio, o delegado geral Marco Antonio, o Capitão Samarone, entre outros. O objetivo principal com a entrega dos veículos é a intensificação e agilidade quanto ao combate da violência (...) Após a entrega foi feito uma passeata com as viaturas nas ruas de Igarapé-Miri.  



FONTE: BLOG JORNAL SEMENTES

Polícia Civil de Igarapé-Miri prende casal envolvido em crime de homicídio

A Polícia Civil prendeu o casal Sebastiana Farias de Castro (19 anos) e Robson dos Santos Santos (24 anos), envolvidos no homicídio cuja vítima foi Luis Sardinha da Silva (32 anos). Os dois foram capturados, ontem, na localidade ribeirinha conhecida como Rio Mineiro, zona rural do município de Igarape-Miri, nordeste paraense. Réus confessos, os acusados, por outro lado, alegaram que o assassinato teria sido motivado por questões passionais. As investigações são presididas pelo delegado Márcio Cavalcante, da Delegacia de Igarapé-Miri. Presa, Sebastiana confessou ao delegado que planejou a morte de Luis, com quem mantinha um relacionamento amoroso.
Para executar  o plano, Sebastiana contou com ajuda de seu amante, Robson, com quem articulou uma forma de atrair a vítima até o local do crime. "Ela combinou um encontro com a vítima num igarapé. Ao chegar ao local, numa canoa tipo 'rabeta', Luis foi surpreendido por Robson, que auxiliado por Sebastiana, foi violentamente  agredido com pauladas e depois esganado até a morte por Robson", detalha o delegado. Após o crime, Sebastiana e Robson jogaram o corpo de Luis no rio. Enquanto isso,  a família de Luis estranhou o desaparecimento da vítima e acionou a Polícia Civil.
Sob ordens do delegado Márcio Cavalcante, os investigadores Sérgio Teixeira e Evandro Moreno rumaram para aquela localidade ribeirinha, conseguindo desvendar o crime. "Eles localizaram o corpo da vítima e prenderam em flagrante Sebastiana e Robson, que confessaram o homicídio de Luis", explica. A motivação para o homicídio, alegou Sebastiana, teria sido ciúmes pelo fato de a vítima tê-la traído com outras mulheres. Mas, para o delegado, essa versão é mentirosa. "Já trabalhamos com a hipótese de latrocínio. Estamos averiguando se foi subtraído algum pertence da vítima", ressaltou o delegado Márcio Cavalcante. Sebastiana foi transferida para o Centro de Recuperação Feminino do Coqueiro. Já Robson está preso na carceragem da Delegacia de Igarapé-Miri à disposição da Justiça.

FONTE: SITE DA POLÍCIA CIVIL (disponível em http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/7569 )

Dilma sanciona lei sobre investigação criminal

A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta sexta-feira, 21, lei estabelecendo que investigações criminais devem ser conduzidas por delegado de polícia, mas vetou o artigo que, segundo o governo, poderia causar "conflito" com as atribuições de outras instituições.
O artigo rejeitado diz que o delegado de polícia "conduzirá a investigação criminal de acordo com seu livre convencimento técnico-jurídico, com isenção e imparcialidade". "Da forma como o dispositivo foi redigido, a referência ao convencimento técnico-jurídico poderia sugerir um conflito com as atribuições investigativas de outras instituições, previstas na Constituição Federal e no Código de Processo Penal", argumentou Dilma na mensagem enviada ao Congresso com a razão do veto. "Desta forma, é preciso buscar uma solução redacional que assegure as prerrogativas funcionais dos delegados de polícias e a convivência harmoniosa entre as instituições responsáveis pela persecução penal", acrescentou.
Lei nº 12.830 está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 21, e é resultado da aprovação do Projeto de Lei nº 132. O texto diz que "as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. E detalha que cabe ao delegado de polícia, como autoridade policial, a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.
O texto ainda orienta que, durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos. Também determina que "o inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação".
Ainda é destacado na legislação que o indiciamento é uma ação privativa do delegado de polícia e se dará por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.
Outra determinação prevista na lei é que "a remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado". O texto ainda define que "o cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados". 
Fonte: Jornal "O Estadão"

19 de junho de 2013

IGARAPÉ MIRI TERÁ MANIFESTAÇÃO.


JUVENTUDE, PROFESSORES, ALUNOS, PAIS DE FAMÍLIA E CIDADÃOS,#VAMOS PRA RUA!! EM MEIO AS MANIFESTAÇÕES QUE OCORREM POR TODO BRASIL, VAMOS MOSTRAR TAMBÉM NOSSA FORÇA E COBRAR DAS AUTORIDADES COMPETENTES MAIS EMPENHO NA SEGURANÇA PÚBLICA QUE PATINA NA PRECARIEDADE EM NOSSA CIDADE. VAMOS COBRAR, PORQUE JUNTOS, SEREMOS MAIS FORTES. TRAGA SUA BANDEIRA, SUA PANELA, SEU CARTAZ, SUA MANIFESTAÇÃO!
ATENÇÃO: ESSE EVENTO É APARTIDÁRIO, VAMOS NOS MOBILIZAR COM OS MILHÕES DE BRASILEIROS POR TODO O PAÍS E FAZER UM GRANDE MOVIMENTO DEMOCRÁTICO E PACÍFICO, MAIS COM MUITO BARULHO!

FONTE: FACEBOOK

18 de junho de 2013

Será verdade???

Prestem bem atenção no que vou falar faltam apenas 14 dias para que o Vereador e Presidente da Camara Municipal de Igarapé Miri deixe o cargo voces podem me perguntar porque ai eu lhe respondo e porque dia 28 de Junho ele vai ser cassado o mandado não vai mais existir ai quem assume e o Vereador Nenca que está contando os dias para ser Presidente. Acho muito engraçado uma pessoa que se diz inteligente prestar conta de R$ 62,40 em uma campanha que gastou mais de R$ 80.000,00(oitenta mil reais) como uma pessoa que se diz Contadora da Camara de Vereadores e na epoca da campanha assesssorou o Candidato deixa ela cometer um erro INFANTIL como este por favor Presidente coloque ela tambem como Contadora que na realidade ela não é é uma simples Tecnica em Contabilidade na Presidencia da Associação das Camaras do Baixo Tocantis. Pela primeira vez vi na minha vida uma pessoa dominar e colocar em baixo dos seus pés outra e o caso da Senhora Nazaré Werneck e o Presidente da Camara Vereador Vladimir Fuxico porque será ela passou 15 (quinze) dias em Belém e contratou uma empresa terceirizada para fazer a prestação de conta do quadrimestre será que ela não tem competencia ou é arcaica e não sabe das mudanças que tiveram nas leis ou o rombo e muito grande e os proprios vereadores pares do Presidente não tiveram acesso ao que ele mandou prestar conta por favor TRibunal de Contas do Municipio veham fazer uma auditoria e verificar os demandos que estão sendo cometidos quais foram as licitações que a Camara Municipal já realizou quem souber me responda, façam uma pesquisa entre os Vereadores e vejam quantos estão satisfeito com o trabalho dela, tenho certeza só de uma coisa o único e o PRESIDENTE agora não sei porque até os talões de cheque é ela que guarda isso só aconteçe mesmo em Igarapé Miri, infelizmente
Fonte: Facebook. (TRANSCRIÇÃO DO TEXTO SEM ALTERAÇÕES)

Sespa conclui capacitação sobre manipulação do açaí em Barcarena

No intuito de reduzir os riscos da transmissão oral da Doença de Chagas, em Barcarena, foi realizado entre os dias 12 e 13 deste mês um curso teórico e prático de Boas Práticas de Manipulação do Açaí e coleta de amostra para servidores de Vigilância Sanitária do 6º Centro Regional de Saúde e municípios de entorno, como Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia.
A atividade foi orientada pela nutricionista Patrícia Sampaio e pelo médico veterinário Milton Gomes dos Santos, ambos da Divisão de Controle da Qualidade de Alimentos do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O curso aconteceu na sede de 6º Centro Regional de Saúde da Sespa. A medida representa um dos esforços do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, desenvolvido pelo Governo Estadual, para melhorar a qualidade do produto, que é um dos itens clássicos da alimentação do paraense. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), mas as ações de capacitação de técnicos de Vigilância Sanitária e de batedores de açaí são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Além dessas duas secretarias, outros 12 órgãos públicos, além do Sebrae e Eletronorte, compõem o programa, que atualmente está empenhado em orientar o uso correto de uma técnica chamada de “branqueamento”, que deverá ser adotada por todos os batedores de açaí, de acordo com o Decreto Estadual nº 326, de 24/01/2012, para minimizar a contaminação pelo fruto, cuja alta temporada de colheita começa em agosto. Pelo procedimento, o açaí não muda de cor e não tem o gosto alterado.
A nutricionista da Divisão de Controle de Qualidades dos Alimentos do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, Dorilea Pantoja, lembra que as ações educativas junto aos batedores de açaí, assim como os manipuladores de alimentos, são de competência dos municípios. Mesmo assim, para evitar a proliferação do Trypanosoma cruzi, causador do Mal de Chagas, o departamento vem trabalhando em conjunto com os municípios na capacitação dos batedores de açaí, sobretudo orientando técnicos do Centro Regional de Saúde de referência.
Nesse sentido, a Sespa tem mantido o compromisso de apoiar, auxiliar e monitorar as atividades em todos os municípios, principalmente os prioritários para o Programa de Controle da Doença de Chagas do Pará. O treinamento para os servidores das Vigilâncias Sanitárias da Regional e municípios acontecerá em dois momentos: o primeiro é teórico e aborda temas relacionados às noções de microbiologia, perigo nos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas.
No segundo momento é feita uma demonstração prática de todas as etapas de processamento do açaí, finalizada com degustação do produto. Outro assunto abordado no treinamento foi a coleta de amostra, que é uma das ações de competência dos municípios e que tem como objetivo monitoramento dos produtos alimentícios à venda.
Serviço:
Os municípios que tiverem interesse em saber mais sobre as capacitações devem entrar em contato com a Divisão de Controle da Qualidade dos Alimentos do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, pelo telefone (91) 4006-4283 e com o Centro Regional de Saúde mais próximo.

Texto:
Mozart Lira - Sespa
Fone: (91) 4006-4823 / 

Secretaria de Estado de Saúde Pública
Av. Conselheiro Furtado nº 1597 Cremação - CEP: 66040-100
Fone: (91) 4006-4809 / 4803

Foragido de Igarapé-Miri é preso

Francinei Franco Pinheiro, 25, estava foragido do município de Igarapé-miri desde maio de 2011. Ele foi detido na manhã de sexta-feira, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, e encaminhado por policiais militares para a Seccional Urbana da Cidade Nova, onde foi confirmada a situação dele. O jovem não negou sua condição de foragido, mas afirma que estava vivendo na região metropolitana de Belém como feirante.
Uma guarnição do Canil da Polícia Militar do Pará, que atua na cidade de Igarapé-miri e estava a serviço em Ananindeua, foi responsável pela recaptura do detento. “Nós recebemos uma denúncia por telefone de que um foragido de lá [Igarapé-miri] estava aqui pela Cidade Nova e encontramos ele na feira do conjunto 40 horas”, contou o sargento PM Paulo. O foragido permanecerá no Centro de Triagem da Cidade Nova a disposição da justiça.
Detido em seu município de origem por roubo e tráfico de drogas, Francinei Pinheiro foi absolvido no processo por tráfico de drogas e condenado pelo roubo, recebendo uma pena de cinco anos e quatro meses. O foragido cumpriu um ano e um mês de detenção até que ocorreu uma fuga em massa na unidade carcerária em que estava e aproveitou para fugir também. “Ele veio para cá pensando em se esconder, deve estar aqui desde que fugiu”, afirma o chefe de operações Moreira.
Fonte: Diário do Pará

10 de junho de 2013

MAIS DOIS ASSASSINATOS EM IGARAPÉ MIRI

Igarapé Miri é palco de mais dois crimes, dois rapazes foram assassinadas no inicio dessa noite, um era da do Bairro da África, conhecido por Manga e o outro do Bairro da Matinha, conhecido por Shandy, e pertencia a Igreja Betânia. Segundo informações eles não foram executados no mesmo local, e tudo indica que o motivo das mortes foi velha rixa de bairros. Amanhã postaremos informações precisas, até porque já há informações que na Padre Emílio uma pessoa também foi executada. É lamentável que em Igarapé Miri, um municipio médio, em apenas seis meses mais de vinte pessoas foram assassinadas.

Preso suspeito de tentativa de homícidio por motivo passional no PA

Homem de 18 anos atirou em vítima por ciúmes da namorada.
Prisão foi realizada na última quarta, 5, em Igarapé-Miri.

A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva na quarta-feira (5), expedido contra um homem de 18 anos, suspeito de tentar matar Moisés Viana Farias, 27 anos, no último dia 21 de maio, em Igarapé-Miri, município do nordeste paraense.
Segundo o delegado Márcio Cavalcante, que preside o inquérito, o crime ocorreu por motivo fútil: o suspeito estria com ciúmes de sua namorada. O suspeito se armou com um revólver calibre 38 e passou a seguir Moisés.
Robson, segundo as investigações, sacou a arma de fogo e disparou dois tiros contra a vítima. Apenas um dos disparos atingiu Moisés, que foi levado ao hospital, enquanto o atirador fugiu em uma motocicleta.

O delegado solicitou ao Judiciário a prisão preventiva do suspeito. "Ele demonstrou periculosidade e não se intimidou em praticar o crime. Agora, vai responder na cadeia”, informou o delegado.