30 de agosto de 2013

Universitário do Pará morto no TO será enterrado nesta sexta-feira


O corpo do estudante de geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Yego Cunha Leal, será encaminhado nesta quinta-feira (29) para a cidade de Igarapé-Miri, onde será velado e enterrado, na sexta-feira (30). Yego foi encontrado morto, em uma região próximo a Babaçulândia, no extremo norte do estado, nesta quarta-feira (28). Ele estava desaparecido desde domingo (25), quando fazia um trabalho de mapeamento geológico, com outros estudantes da UFPA, na região.
O corpo encontrado próximo à Babaçulândia, no extremo-norte do Tocantins, foi encaminhado na quarta-feira (28) para o Instituto Médico Legal de Araguaína (IML), no entanto, segundo o tio do jovem, Frank Wallace Cunha Leal, a pedido da delegada da cidade foi enviado para o IML de Palmas para que pudessem ser feitos outros procedimentos. O corpo foi liberado ainda na manhã desta quinta-feira (29). “Não foi decisão da família, eles alegaram que o IML de lá [Araguaína] não tem estrutura adequada para fazer um exame de raio-x para ver se houve alguma briga corporal, me falaram isso”, explica.
Frank conta que os familiares ficaram sabendo do desaparecimento de Yego apenas na terça-feira (26) pela manhã. O jovem morava em Marabá, onde cursava o quinto período do curso de geologia. “Quando descobrimos, foi na terça-feira, através de colegas que ligaram dizendo que havia um boato que ele estava sumido na mata. Então eu, meu irmão e um tio dele saímos para Babaçulândia. Chegamos umas 4h da madrugada da quarta-feira (28), seis da manhã chegou uma equipe e fomos pra mata.”
Ele conta que populares da cidade também participaram da buscas e foram eles que encontraram o corpo. “Antes do meio-dia gritaram, um senhor idoso e mais umas mulheres dizendo: ‘está aqui, está aqui’. Meu irmão foi, não tive coragem. Acionaram o IML e fizeram a remoção.” O tio ressalta que Yego foi encontrado a 300 metros do ponto em que o professor disse ter o deixado, pela última vez, no domingo (25).
“Eu penso assim, foi domingo, às 17h. Um rapaz desse, de 21 anos, não acredito que ele não aguente dois dias de fome e sede. Se ele aguentasse, domingo e segunda, que morresse na terça e o encontrássemos na quarta, não estava no estado que ele estava, em decomposição. Ele morreu mesmo no domingo e ficou por lá”, desabafa o tio.
saiba mais
De acordo com Frank, um avião cedido pelo governo do estado do Pará seria enviado ainda nesta quinta-feira (29) para encaminhar o corpo para a cidade natal de Yego.  O universitário era filho único da mãe e foi criado junto com os avós e tios. A última vez que ele esteve em Igarapé-Miri foi no Dia dos Pais, no último dia 11 de agosto.
No domingo (25), o grupo de estudantes participava de um treinamento de mapeamento geológico na região entre Babaçulândia eWanderlândia, norte do Tocantins, quando dois colegas de Yego teriam passado mal por insolação. Ele, acompanhado do professor Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior, foram buscar o carro para socorrê-los. No caminho, Yego também teria passado mal pela mesma razão. O professor pediu que ele esperasse no local até que voltasse com o carro, mas quando retornou o estudante havia sumido.
                           

 Fonte: G1

28 de agosto de 2013

Saúde em Igarapé Miri está um caos.

Durante os últimos meses as críticas à Saúde Pública no Pará tem extrapolado o âmbito local.
As mortes de bebês na Santa Casa foram manchete e ainda rendem polêmica. O governador chegou a dizer que o Grupo RBA estava colocando fotos de hospitais de países pobres para influenciar a opinião pública.
Liberal e Diário do Pará entraram em debate sobre a saúde.
Agora o Zenaldo entrou na roda. A Rede Globo fez imagens nos pronto-socorros de Belém, onde enfermeiros e médicos declaram que “não há remédios nem mesmo papel de receituário.”.
Todos prometem em campanha que investirão, primordialmente, em saúde pública, mas mesmas imagens se repetem: pacientes atendidos nos corredores, macas espalhadas nas áreas de circulação, aparelhos de Raio-X quebrados, dentre outros tantos problemas.
As imagens da Globo foram veiculadas no Jornal Hoje e Nacional, em 22.08 e são o retrato do que ocorre em Belém, em especial no PSM da 14 e no do Guamá.
Mas o pior é que as pessoas com problemas de saúde de todo o Estado, em especial em urgência e emergência são conduzidas para Belém.
Em Igarapé-Miri não é diferente e nem precisa a Globo mostrar, pois o Hospital Sant’Ana, que é o local mais procurado em urgência e emergência, apesar de ter recebido reformas nas últimas gestões Mário, Dilza e Pina, não consegue dar conta das demandas, desde as menos complexas, como um braço quebrado ou pneumonia.
Pacientes graves são simplesmente remetidos a Belém via ambulância ou carro particular. O Raio X quase sempre está quebrado ou sem material para funcionar.
Existem queixas de faltas de remédios, de médicos, de oxigênio e até mesmo de paciência dos funcionários com os que procuram o Hospital, o que se agrava no período noturno.
A população, em especial a mais pobre, não tem pra onde correr no Miri.
O jeito é buscar atendimento em Belém e cair nos corredores dos PSM’s da vida.
A prestação de contas do Município não vem sendo divulgada no site da Prefeitura, mas a Gazeta teve acesso a prestação de contas da saúde e irá divulgar semanalmente o que é feito com o dinheiro público do nosso município. Aguardem !!!
Fonte: Gazeta miriense: 

SELEÇÃO MASTER DO MIRI ENFRENTA MOJU NO SÁBADO 15:30 HS. VAMOS LÁ MIRIENSES…..

A Seleção de Futebol Master se classificou para a terceira fase do Torneio Intermunicipal 2013 e enfrentará a Seleção do Moju no próximo sábado, com início do jogo previsto para 15:30 hs no Campo do Ceju em Belém, que fica atrás do Mangueirão da Augusto Montenegro.
O Presidente da Liga Municipal de Futebol, Cláudio Júnior (filho do Cláudio Cardin), destaca que o selecionado Miriense chegou para a disputa de uma das vagas das semi-finais após quatro jogos.
Na primeira fase passou pela Seleção de Mocajuba, com duas vitórias. Na segunda fase, por ter melhor classificação teve a vantagem de jogar por dois empates contra Goianésia e foi isso que ocorreu.
Nesta terceira fase vai encarar o Moju, sendo que em caso de empate no único jogo, a vaga será decidida nos pênaltis.
Igarapé-Miri x Moju – Sábado: 31/08/2013
Local: Campo do Ceju (atrás do mangueirão) – Horário: 15:30
O Presidente Cláudio Júnior também informa que a Seleção Principal já está disputando o Intermunicipal 2013, mas na estréia perdeu o jogo para Abaetetuba por 2 x 1.
Mas isso não desamimou os atletas que estão concentrados para o jogo de volta que ocorrerá em Abaetetuba no dia 7 de setembro as 16:00.
No ano passado chegamos perto do primeiro título, ficando na semi-final, depois de um jogo sofrido e tenso contra Colares, que acabou se sagrando campeã do torneio,
No entanto, o empenho dos nossos craques foi reconhecido e aplaudido no campo do Souza.
Força pra nossa Seleção que certamente contará sempre com o apoio da torcida Miriense.

Fonte:Gazeta Miriense

Jovem universitário miriense morre em TO em pesquisa geológica.

Os Mirienses lamentam durante o dia de hoje o falecimento do jovem universitário Yego Cunha Leal, 23 anos.
A notícia do desaparecimento do jovem estava sendo divulgada desde domingo (25) e a busca foi encerrada hoje, por volta do meio dia desta quarta-feira, 28, quando o corpo de YEGO foi encontrado, em uma região às margens da TO-010, entre as cidades de Wanderlândia e Babaçulândia.
As buscas estavam sendo realizadas por uma equipe formada por bombeiros e policiais militares. Ainda ontem, 27, foi encontrado um mapa de localização que teria sido entregue para Yego. Segundo informações do tenente Siqueira, Yego foi localizado embaixo de uma árvore, a 70 km de Babaçulândia. O local fica próximo uma serra, longe 15 quilômetros do lugar onde ele teria sido deixado pelo professor.
Não foram encontradas marcas de violência no corpo. Suspeita-se que o estudante tenha morrido vítima de desidratação. A área foi isolada e aguarda a chegada da perícia.
O corpo deve ser trazido na tarde de hoje para o Instituto Médico Legal (IML) de Araguaína, que deverá apontar as causas da morte.
Segundo informações da Polícia Militar, o universitário, que estudava Geologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), participava de uma pesquisa de campo com outros 33 acadêmicos. Os estudantes foram divididos em vários grupos, cada um deles ficou responsável por catalogar aspectos geológicos de uma determinada área.
Yego estava acompanhado do professor Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior e de outros dois estudantes, quando uma aluna começou a se sentir mal no fim da tarde. De acordo com Júnior, um outro integrante do grupo ficou com a colega enquanto ele e Yego foram buscar o carro. Durante o percurso o estudante também passou mal. O professor teria orientado o jovem a ficar no ponto marcado esperando ele buscar o veículo para socorrer a todos.
Não se sabe o motivo pelo qual o jovem não foi mais encontrado no local. Os Bombeiros foram acionados para a busca no dia seguinte, sendo encontrado hoje o corpo 15 km distante do local inicial.
Segundo os colegas de Yego, o jovem era fascinado pelo curso, principalmente pelas aulas de campo.
Ontem circulava a informação de que tinha sido encontrado vivo e muitos já festejavam, mas hoje veio a triste notícia.
O estudante é natural da cidade de Igarapé-Miri e, atualmente, morava em Marabá, onde estudava.
Nas redes sociais várias homenagens estão sendo prestadas ao jovem e sua família, em especial por amigos que o conheciam ou que estudaram com ele no MAC Miriense, além da comunidade acadêmica da UFPA, muito consternada com o fato, que ocorreu durante um trabalho de campo.
Todos afirmam que o jovem era dedicado aos estudos, alegre e impulsionado por bons objetivos.
Resta lamentar o ocorrido e que se redobrem as precauções não somente para o trabalho de campo em Geologia, mas para os demais casos onde o trabalho acadêmico envolva algum risco a professores e alunos.
E muita força e oração para os familiares e amigos, para que superem este momento de dor e tristeza, confiando sempre na bondade Divina.
Fonte: Gazeta Miriense

27 de agosto de 2013

Irmã do prefeito de igarapé Miri agora é a manda chuva da saúde .

Depois da publicação da notícia da nomeação da enfermeira parente do Prefeito de Igarapé-Miri, o blog recebeu mais detalhes sobre a queixa que os concursados estão divulgando em redes socias.
É que a tal enfermeira Risolinda é irmã do Prefeito e seria, desde o início do governos atual a pessoa que mais manda na saúde, depois do Secretário Jefferson Mácola. Teria até uma sala ao lado do secretário.
A vaga de secretário é de indicação do deputado Ítalo Mácola, que foi um dos grandes apoiadores da campanha eleitoral e até hoje aliado do Prefeito. A irmã do Prefeito, no entanto, teria participação ativa na pasta da Saúde.
E teria atuado informalmente até junho e depois disso ocupado o cargo em comissão de Assessora de Gestão em Saúde, com vencimento de 4 mil mensais. Essa assessoria passou a existir com o Plano de Cargos da Saúde, criado na gestão anterior.
Se isso for verdade, fica mais fácil entender os motivos das críticas dos demais concursados, que não tiveram a mesma sorte.
A nomeação teria sido necessária para evitar denúncia de nepotismo. Afinal, nomear irmã não pode, não é prefeito ?
Não se sabe se o Ministério Público terá o mesmo entendimento.


Fuxico momeia Irmã, nora e filho na câmara de Igarapé Miri.


Depois da notícia publicada no blog apontando redução de repasses da CM de Igarapé-Miri, surgiram maiores detalhes da folha de pagamento do Legislativo apontando o seguinte quadro de contratados pelo Presidente da Câmara, mais conhecido como Fuxico (Vladimir Santa Maria Afonso):
- Gracilene Santa Maria Afonso (irmã)
- Mirian de Jesus Pantoja Franco (nora)
- Valdemir do Amaral Afonso (filho)

Além disso teria nomeado os amigos Odil Júnior Lobato (Mikele), Manoel Benedito Rodrigues (jabota) e Adelson de Melo Sacramento.
No entanto, o senhor Odil Júnior Lobato conhecido em Vila de Maiauatá como Mikele foi durante muito tempo braço direito de Fuxico, porém recentemente foi abandonado e estaria muito muito magoado.
Nomear parentes ajuda a família, mas não pode Presidente !
Desse jeito, lembra uma das músicas muito divulgadas em campanha eleitoral: “êta povo que gosta de mamar…


21 de agosto de 2013

A voz da população.

A nossa Igarapé-Miri, tão pequena, tão amável e tão faceira. Uma pena o descaso, um a lástima a administração, um desespero na população. Quanta violência, quanta falta de políticas públicas e tamanha exploração. O que eles querem com tanto dinheiro em suas contas bancárias, quanto nepotismo em uma cidade tão pequena. Será que tal desmando e presente desrespeito afaga o egocentrismo dos governantes e seus companheiros. Queremos uma cidade de nossos antepassados, na qual tínhamos a liberdade de caminhar tranquilos e viver o nosso município com as suas maravilhas amazônicas ribeirinhas. Sr. Prefeito Pé de Boto, por favor, cadê suas promessas e gritarias durante a campanha???? CadÊ????????


O Biro-Biro morreu!
Pra alguns é bom, mas pensando na vida que deve ser preservada, independente de quem seja. Seria muito mais coerente que nossos representantes políticos desenvolvessem projetos que ao invés de excluir essas pessoas, incluíssem e os tirassem desse caminho. Quantos mirienses filhos de pessoas boas que vão para o crime ainda terão que morrer. Nossa cidade está desprezada, jogada as traças. Lamentável.

Pare de reclamar e faça a sua parte.

Em um breve intervalo que tenho, passei avista no meu face, e vi que alguns de meus amigos ainda estão "trepados" (como dizia um folclórico político) nos palanques. Defendendo, e fazendo comparações com governos que estiveram, governos que estão e governos que virão. Concordo que nossa situação é assustadora, em relação a violência, que é o foco aqui. Mas, o que fazer? somente criticar? acredito que não! É hora de fazermos com fizemos quando saímos as ruas cobrando mais respeito, e dizendo "não" para a corrupção. Vou fazer a minha parte: Convido meus amigos Agnaldo Ferreira, Odivaldo Mendes DE Moraes Moraes,Edivaldo Freitas, Josinei Martins, Toninho Gonçalves, Anderson Souza, para consolidarmos a proposta do grupo folclórico miriense com toda a força. Sem esperar que alguém nos ajude (os governos) pois os mesmos não estão nem ai (como já foi dito anteriormente aqui no face por alguns amigos), trabalharemos com nossos dons que Deus nos deu (musica, dança e poder de mobilização de jovens) pois é isso que sabemos fazer. Façamos como fez Dona Mocinha (vó dos amigos Ederson Lobo e JuniorJúnior Lobo), Como fez seu Taquito (Avó de Anildo Lobo), Euridice Marques (vó de Luiz Miguel Pinheiro Marques) Seu Amintas, que plantou a semente de jovens músicos mirienses que estão levando seu legado com a tradicional Banda de Santana. Como fez Dona Onete, que batalhou a vida inteira em Igarapé-Miri com seus alunos, com seu grupo Canarana, com sua escola de samba e com seu boi bumbá. Como fez Dorival Galvão e Conceição Galvão com o grupo de Escoteiros, Como fez Dona Consola e Seu Rui Pureza, com suas banda marciais, quadrilhas, grupos de teatros, enfim. Como faz o solitário Sofli (ou Sofri, não sei ao certo nome) lá no Bairro do P,S. com seus garotos do futebol.....
Isso só para citar algumas pessoas, sei que ainda tem muita gente mais quis fazer referencia a essas.


A Pergunta é a seguinte: Quantas dessas pessoas (Jovens) que trabalharam e participaram dos grupos desses ícones Mirienses. enveredaram para o caminho dessa violência que nos assola? Poucos, isso garanto a vocês..
Quantos desses que promoveram, estão ricos. Nenhum! Ricos apenas da misericórdia de Deus, mas convictos de que receberam sua recompense, vejam o exemplo de Dona Onete!

Bem, vejo muitos de nós esperarmos por providencias de Deus para que a situação mude, ou providencia dos governantes! A providencia de Deus passa por nós como instrumentos terrestres para fazer acontecer, e acredito que nesse momento ele esta me dizendo vai, e faz isso! E eu vou fazer...


Então para você que só reclama? Seja esse instrumento também, vá e faça a sua parte!

Igarapé-Miri tem jeito, basta cada um fazer o seu, e não só pensar em ser dar bem com administração A, B ou C.