13 de abril de 2013

Barcarena recebe Mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura


Com nove palestras, seis seminários, cinco oficinas, programa de auditório e a tradicional exposição ao ar livre, a Mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura chega ao município deBarcarena para popularizar a ciência por meio de ações educativas, científicas e culturais. As atividades serão realizadas nesta quinta (11) e sexta-feira (12).
Um dos destaques na abertura do evento, no Colégio Estadual de Ensino Médio Palmira Gabriel, foi a visita do jovem cientista de Igarapé-Miri, Maurício Pantoja, que, aos 17 anos, foi finalista do prêmio concedido na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Frebrace) deste ano, com o projeto de pesquisa “Transformando os resíduos do Buriti em ração para suínos e carvão, produtos alternativos para a preservação do meio ambiente e para a geração de emprego e renda no município de Igarapé-Miri/Pará”.
“A ciência me ajudou a estabelecer contatos importantes, a conhecer lugares e culturas diferentes e a ser ético sendo um pesquisador ao exercitar a prática científica para ajudar a minha comunidade, o meu município, o meio ambiente e a mim mesmo. Hoje as universidades me procuram querendo que faça vestibular para cursar nestas instituições de ensino e pesquisa”, ressaltou Mauricio Pantoja ao incentivar a prática científica aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Barcarena.
Entre as atividades mais visitadas no primeiro dia da mostra, destacam-se os estandes que ensinam sobre Astronomia e mostram experimentos físicos que envolvem conceitos sobre Eletromagnetismo, Óptica e Termodinâmica, demonstrados pelos graduandos e profissionais da UFPA e Universidade do Estado do Pará (Uepa).
“Vi e aprendi muita coisa aqui, como os princípios da Radiação, por exemplo. A gente só ganha com essa mostra porque ficamos sabendo de coisas que nunca havíamos visto em sala de aula”, afirma a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Victoria Moreira.
As atividades do evento continuam nesta sexta-feira, dia 12, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h. Após Barcarena, a mostra itinerante cumprirá uma programação que abrange mais cinco cidades do Pará, finalizando suas ações do primeiro semestre deste ano no município deMoju, em junho.
Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário