24 de maio de 2013

Alunos do Some de Igarapé-Miri apresentam projeto em Fortaleza

Os alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) da localidade de Botelho, no Rio São Lourenço, localizado no município de Igarapé-Miri, desenvolveram a partir da inflorescência do açaí, mais conhecido como cacho do açaí, um tipo de ração suína que consiste em uma alternativa de aproveitamento e minimização do acúmulo deste resíduo no meio ambiente.
O principal aproveitamento da palmeira açaizeiro é o seu fruto, importante alimento das populações locais e como fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. Desta forma, a exploração do açaí é uma atividade que oferece disponibilidade de resíduos sem destinação econômica adequada. Assim, o aproveitamento do cacho do açaí se apresenta como uma forma de geração de renda e melhoria na qualidade de vida dos ribeirinhos que trabalham na colheita desse fruto.
O material coletado passou por lavagem, secagem, corte e trituração em liquidificador e adição de complementos alimentares, do qual se obteve um tipo de ração bem aceita por suínos (porcos) e de grande valor nutricional.
A expectativa da pesquisa é que a ração obtida através do aproveitamento do cacho ou vassoura de açaí, seja uma nova fonte de renda para a população local e a possibilidade de baratear o custo de criação de suínos, pois há uma grande disponibilidade de matéria-prima na região, principalmente no período de safra. Outros estudos estão sendo realizados por alunos e professores em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Para Josiane Amaral, bióloga e orientadora do projeto de pesquisa, esse estudo pode ajudar no desenvolvimento econômico da região. “É uma fonte de renda, acreditamos que o resultado da pesquisa que estamos realizando em laboratório será muito positivo e os custos de fabricação deste tipo de ração será baixo, pois o material é gratuito”, afirmou Josiane Amaral.
O trabalho rendeu aos alunos do Some o 2° lugar na I Feira Científica e Cultural do Some de Igarapé-Miri  e convite para participar da I Muestra Jovem em Lima, no Peru. Nesta sexta-feira (17), os alunos irão viajar para Fortaleza/CE para participar da Expo Milset Brasil, evento científico criado pela necessidade de motivar o intercâmbio entre alunos, pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade uma forma geral.
A Mostra reúne projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, representantes de todos os Estados do nosso país, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela Milset Internacional.

Segundo o aluno Sérgio Augusto Silva, que integra o grupo de pesquisas, o projeto vai ajudar as populações ribeirinhas a dar uma destinação correta para o resíduo da extração do açaí e promover o desenvolvimento das comunidades. “Esse estudo será muito importante para as localidades que trabalham com esse tipo colheita e para as nossas próprias famílias que estão inseridas nesse processo”, enfatizou Sérgio Augusto.

Para Maria Anunciação, coordenadora do Some, esse é um excelente momento para os alunos mostrarem o seu potencial. “É um momento de mostrar o valor desses alunos, do quanto eles são capazes e ver o resultado de uma educação de qualidade”, enfatizou a coordenadora.


Texto:
Eliane Cardoso - Seduc
Fone: (91) 3201-5181 / (91) 8802-0325

Secretaria de Estado de Educação
Rod. Augusto Montenegro Km 10, S/N. Icoaraci, Belém-PA. CEP: 66820-000
Fone: (91) 3201-5205 / 5005 / 5180 / 5008

Nenhum comentário:

Postar um comentário