23 de maio de 2012

Agrifal destaca a produção integrada de frutas e flores no Estado


A cadeia produtiva de açaí em Igarapé-Miri, a goiaba de Dom Eliseu, a laranja orgânica de Capitão Poço e o abacaxi de Floresta do Araguaia serão destaque da Ilha Temática de Fruticultura, Floricultura e Orgânicos durante a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) promove no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, entre sexta-feira (25) e domingo (27).
Técnicos da empresa e produtores rurais atendidos pela Emater estarão a postos nos três dias da feira para prestar informações ao público, respeitando os diversos níveis de conhecimento. Com painéis e biombos, os visitantes terão a oportunidade de constatar sobre o funcionamento das cadeias produtivas do açaí, goiaba, abacaxi e laranja orgânica – este último que já despertou interesse até de uma indústria alemã.
Visando expor a potencialidade produtiva da floricultura, tendo como foco a produção de flores tropicais no município de Benevides, que atualmente conta com o mapeamento georeferenciado das propriedades familiares produtoras, a Emater enaltecerá a comercialização das flores em maços e em arranjos florais prontos, o que agrega valor à produção do agricultor familiar.
Segundo o sociólogo Alcir Borges, coordenador das Ilhas Temáticas da Agrifal 2012 – que no total terá seis espaços –, o enfoque principal, seguindo os princípios da economia solidária, é uma produção “economicamente justa, ambientalmente sustentável e socialmente integrada”.

Texto:
Kenny Teixeira - Emater
Fone: (91) 3256-5410 / (91) 8883-9329

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
Fone: (91) 3256-1931

Nenhum comentário:

Postar um comentário