22 de maio de 2012

Operação varre os rios de Abaetetuba





Coordenada pelos órgãos de Segurança Pública do Pará, em parceria com instituições municipais e federais no combate ao crime em todo o Estado, a “Operação sem Limites” vem acontecendo no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins.

Segundo o diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, coronel Fábio Luiz Viana, o primeiro balanço da operação foi positivo: foram realizadas várias apreensões de madeiras, combustíveis e de carne de animais, em embarcações que conduziam o material de forma ilegal.

Os responsáveis pelos crimes foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Civil do Baixo Tocantins, para responderem pelos atos praticados através de procedimentos instaurados.

A operação foi intensificada em Abaetetuba e irá permanecer até o final deste mês, devendo ser estendida aos municípios de Barcarena e Igarapé-Miri, com o objetivo de desarticular grupos de “piratas”, tráfico de drogas, de caça ilegal a animais silvestres, venda de veículos roubados e porte ilegal de armas de fogo.

Foram feitas 72 abordagens a embarcações com apreensões de 15 barcos, uma motocicleta com registro de roubo apreendida, 211 metros de madeira irregular e um homem preso.

Segundo o coronel Fábio, o principal efeito da operação até agora foi a integração dos órgãos e os resultados alcançados. “Os três principais objetivos traçados pela Secretária de Segurança Pública estão sendo alcançados: o primeiro, de caráter operacional, visa integrar os órgãos para agir nas áreas críticas do Estado; o segundo, tático, que visa reduzir os índices criminalidade no Pará, combatendo uma infinidade de delitos; e o terceiro, estratégico, busca por meios de ações de prevenção e repressão ao crime aumentar a sensação de segurança da população paraense, principalmente das comunidades ribeirinhas”, informou o policial.

Um dos maiores problemas das comunidades ribeirinhas é a segurança, e a presença da polícia nos rios, furos e igarapés acaba se tornando motivo de satisfação e a certeza de melhores dias para toda comunidade do Baixo Tocantins.

O coronel concluiu dizendo que a população de Abaetetuba pode colaborar com a operação realizando denúncias para o telefone 181, indicando onde há traficantes, assaltantes escondidos, armamento e pessoas que atacam embarcações na região.



(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário