8 de agosto de 2012

Tema de pesquisa universitária

Estudantes da área de saúde visitaram comunidades na região.
As crianças apresentaram um alto grau de desnutrição.

 Quatro alunos e um professor da Universidade do Estado do Pará (UEPa) foram até o município de Igarapé-Miri, na região do Tocantins, para pesquisar sobre a desnutrição infantil na região. O grupo visitou famílias da comunidade de Santa Maria do Icatu e da comunidade ribeirinha do Rio Pancauéra, para descobrir o grau de desnutrição em crianças de 0 a 6 anos.
As visitas foram realizadas na penúltima semana de julho. Ana Paula Pureza e Vitor Costa, alunos do curso de Fisioterapia; Vitor Santos, de Terapia Ocupacional, e Maíra Oliveira, do curso de Pedagogia, orientados pelo professor André Guimarães, aplicaram nas crianças o teste de Denver, do Ministério da Saúde, que avalia quatro categorias: mobilidade, concentração, sociabilidade e linguagem.
A estudante Ana Paula Pureza contou que, inicialmente, percebeu que as crianças apresentaram um grau considerável de desnutrição. Segundo a estudante, os pesos não estavam compatíveis com as idades. A maioria delas apresentou um alto índice de desnutrição.
Com o tema "Análise do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças ribeirinhas com desnutrição infantil do município de Igarapé-Miri: o papel da Uepa como promotora de saúde e educação à comunidade’’, os estudantes participaram do programa Campus Avançado, que ofertava bolsas de extensão para projetos voltados à comunidade. O projeto foi aprovado, e com ele será possível traçar um diagnóstico sobre a realidade local e ajudar na apresentação de soluções para o problema.
O grupo retornará nesta sexta-feira (3), para mais uma intervenção. Desta vez, a convite da Prefeitura Municipal, para participar de uma feira em praça pública. Durante o evento, a Uepa contará com um estande, onde será feita a pesagem das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário