21 de agosto de 2011

Seduc realiza formação para melhorar Ideb em Igarapé Miri


Advaldo Nobre/Ascom Seduc
O coordenador de Ensino Fundamental da Seduc, Luiz Miguel Queiroz, representou o secretário de Educação, Cláudio Ribeiro na programação

As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município de Igarapé Miri, na região do Baixo Tocantins, foram 3.0 para 8ª série e 3.2 para a 4ª série. Estes indicadores negativos estão sendo combatidos por meio da formação promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com a prefeitura Municipal, que está realizando nesta quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, o Encontro de Educadores da Rede Pública Estadual.
Professores, gestores e diretores da rede municipal estão recebendo orientações sobre Ideb e, ao mesmo tempo, estão conhecendo todos os procedimentos que culminam com a nota final. Os participantes foram recebidos no auditório do Núcleo Universitário Centro de Formação “Açaí”, localizado no bairro cidade nova, onde ocorreu abertura solene que contou com a participação do coordenador de ensino fundamental da Seduc, Luiz Miguel Queiroz, que na oportunidade representou o secretário de educação, Cláudio Ribeiro.
O representante da Seduc falou aos presentes sobre o funcionamento da diretoria responsável pelo ensino infantil e fundamental no estado. A palestra de Queiroz pontuou algumas metas pretendidas pela secretaria, que busca reverter o baixo rendimento das escolas em alguns municípios, entre elas, o de atingir com formação de 425 escolas.
O secretário municipal de educação de Igarapé Miri, Janilson Fonseca, informou que o corpo docente vem se preparando com formação e que o momento “é de colher os frutos”, destacando que as escolas da rede estadual contam com atividades do Programa Mais Educação. Aproximadamente três mil alunos são atendidos com ensino médio em três escolas, sendo duas na sede do município e uma na Vila Maiuatá, funcionando com cerca de 150 professores.
Todas as dúvidas a cerca da nota que o Ideb atribui às escolas foram esclarecidas durante a fala da representante do Centro de Estudos, Pesquisa em Educação, Cultura e Assistência Comunitária – Cenpec, de São Paulo, Elaine Teixeira. No discorrer do tema “ Ideb, contribuições pedagógicas para a qualidade do ensino e da aprendizagem da escola pública paraense”, reafirmando que “é preciso desconstruir a ideia de que é o Ideb que rotula a qualidade da educação".
Segundo ela, o índice se propõem mostrar à escola que tem algo acontecendo na rede por conta da Prova Brasil. Ela convidou os presentes à reflexão sobre a educação no Pará que apresentou o menor Ideb do país. À tarde serão realizadas oficinas onde os professores irão participar de exercícios comparados a prova Brasil. É a oportunidade de trocar informações e tirar dúvidas sobre o tema.
Izabel Cunha - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário