28 de agosto de 2013

Jovem universitário miriense morre em TO em pesquisa geológica.

Os Mirienses lamentam durante o dia de hoje o falecimento do jovem universitário Yego Cunha Leal, 23 anos.
A notícia do desaparecimento do jovem estava sendo divulgada desde domingo (25) e a busca foi encerrada hoje, por volta do meio dia desta quarta-feira, 28, quando o corpo de YEGO foi encontrado, em uma região às margens da TO-010, entre as cidades de Wanderlândia e Babaçulândia.
As buscas estavam sendo realizadas por uma equipe formada por bombeiros e policiais militares. Ainda ontem, 27, foi encontrado um mapa de localização que teria sido entregue para Yego. Segundo informações do tenente Siqueira, Yego foi localizado embaixo de uma árvore, a 70 km de Babaçulândia. O local fica próximo uma serra, longe 15 quilômetros do lugar onde ele teria sido deixado pelo professor.
Não foram encontradas marcas de violência no corpo. Suspeita-se que o estudante tenha morrido vítima de desidratação. A área foi isolada e aguarda a chegada da perícia.
O corpo deve ser trazido na tarde de hoje para o Instituto Médico Legal (IML) de Araguaína, que deverá apontar as causas da morte.
Segundo informações da Polícia Militar, o universitário, que estudava Geologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), participava de uma pesquisa de campo com outros 33 acadêmicos. Os estudantes foram divididos em vários grupos, cada um deles ficou responsável por catalogar aspectos geológicos de uma determinada área.
Yego estava acompanhado do professor Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior e de outros dois estudantes, quando uma aluna começou a se sentir mal no fim da tarde. De acordo com Júnior, um outro integrante do grupo ficou com a colega enquanto ele e Yego foram buscar o carro. Durante o percurso o estudante também passou mal. O professor teria orientado o jovem a ficar no ponto marcado esperando ele buscar o veículo para socorrer a todos.
Não se sabe o motivo pelo qual o jovem não foi mais encontrado no local. Os Bombeiros foram acionados para a busca no dia seguinte, sendo encontrado hoje o corpo 15 km distante do local inicial.
Segundo os colegas de Yego, o jovem era fascinado pelo curso, principalmente pelas aulas de campo.
Ontem circulava a informação de que tinha sido encontrado vivo e muitos já festejavam, mas hoje veio a triste notícia.
O estudante é natural da cidade de Igarapé-Miri e, atualmente, morava em Marabá, onde estudava.
Nas redes sociais várias homenagens estão sendo prestadas ao jovem e sua família, em especial por amigos que o conheciam ou que estudaram com ele no MAC Miriense, além da comunidade acadêmica da UFPA, muito consternada com o fato, que ocorreu durante um trabalho de campo.
Todos afirmam que o jovem era dedicado aos estudos, alegre e impulsionado por bons objetivos.
Resta lamentar o ocorrido e que se redobrem as precauções não somente para o trabalho de campo em Geologia, mas para os demais casos onde o trabalho acadêmico envolva algum risco a professores e alunos.
E muita força e oração para os familiares e amigos, para que superem este momento de dor e tristeza, confiando sempre na bondade Divina.
Fonte: Gazeta Miriense

Nenhum comentário:

Postar um comentário