28 de agosto de 2013

Saúde em Igarapé Miri está um caos.

Durante os últimos meses as críticas à Saúde Pública no Pará tem extrapolado o âmbito local.
As mortes de bebês na Santa Casa foram manchete e ainda rendem polêmica. O governador chegou a dizer que o Grupo RBA estava colocando fotos de hospitais de países pobres para influenciar a opinião pública.
Liberal e Diário do Pará entraram em debate sobre a saúde.
Agora o Zenaldo entrou na roda. A Rede Globo fez imagens nos pronto-socorros de Belém, onde enfermeiros e médicos declaram que “não há remédios nem mesmo papel de receituário.”.
Todos prometem em campanha que investirão, primordialmente, em saúde pública, mas mesmas imagens se repetem: pacientes atendidos nos corredores, macas espalhadas nas áreas de circulação, aparelhos de Raio-X quebrados, dentre outros tantos problemas.
As imagens da Globo foram veiculadas no Jornal Hoje e Nacional, em 22.08 e são o retrato do que ocorre em Belém, em especial no PSM da 14 e no do Guamá.
Mas o pior é que as pessoas com problemas de saúde de todo o Estado, em especial em urgência e emergência são conduzidas para Belém.
Em Igarapé-Miri não é diferente e nem precisa a Globo mostrar, pois o Hospital Sant’Ana, que é o local mais procurado em urgência e emergência, apesar de ter recebido reformas nas últimas gestões Mário, Dilza e Pina, não consegue dar conta das demandas, desde as menos complexas, como um braço quebrado ou pneumonia.
Pacientes graves são simplesmente remetidos a Belém via ambulância ou carro particular. O Raio X quase sempre está quebrado ou sem material para funcionar.
Existem queixas de faltas de remédios, de médicos, de oxigênio e até mesmo de paciência dos funcionários com os que procuram o Hospital, o que se agrava no período noturno.
A população, em especial a mais pobre, não tem pra onde correr no Miri.
O jeito é buscar atendimento em Belém e cair nos corredores dos PSM’s da vida.
A prestação de contas do Município não vem sendo divulgada no site da Prefeitura, mas a Gazeta teve acesso a prestação de contas da saúde e irá divulgar semanalmente o que é feito com o dinheiro público do nosso município. Aguardem !!!
Fonte: Gazeta miriense: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário