4 de novembro de 2011

Jovens cientistas do Pará estão na Mostra Internacional de Tecnologia


Estudantes paraenses, oriundos dos municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba, participam em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, da 26ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), iniciada na terça-feira (25) e com encerramento no próximo sábado (29). O evento reúne jovens cientistas, na faixa etária de 14 a 21 anos, de vários Estados do pa
Nesta edição serão apresentados 350 projetos, abrangendo 13 áreas. Cada uma das categorias destacará os quatro melhores classificados, que receberão prêmios de tecnologia oferecidos por diversas empresas e instituições.
Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorrem paralelamente o 18º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o 3º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições, em diversos campos de atividade.
Os paraenses apresentarão seus projetos de pesquisas, como o 'Matapi Ecológico', desenvolvido por Regiane Araújo da Silva, aluna do 3ª ano da Escola 'Cristo Trabalhador', em Abaetetuba, sob a orientação do professor Gilberto Luís Sousa da Silva. O projeto visa a melhoria da pesca do camarão no rio Tauerá de Beja, em Abaetetuba, onde a aluna reside.
A outra experiência é do 'Farelo do Resíduo do Palmito' para suínos, iniciativa do aluno Cleicionor Santos, da Escola 'Dalila Afonso', sob a orientação da professora Vânia Machado. O projeto aborda a produção alternativa do farelo, como uma forma de diminuir os impactos ambientais e sociais provenientes do beneficiamento do palmito.
Parabens a estes jovens que representaram tão bem o Pará. (A Voz de Igarapé Miri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário