29 de abril de 2012

Intercambio entre as Escolas Santa Maria do Icatú e Manoel da Paixão e Silva do Paraíso


No dia 19 de Abril pp, dia do indio, teve como objetivo, aproximar os corpos discentes e docentes das escolas com a comunidade e a familia.
É a busca para a reintegração do homem como ser social, ou seja, um momento de se repensar e refletir no relacionamento humano que temos atualmente. É a busca para encontrar caminhos que nos levem a um diagnóstico mais preciso do que a nossa sociedade precisa, principalmente a estudantil. É a tentativa de reagrupar a familia como o principal instrumento da educação, pois é nela que recebemos os primeiros ensinamentos, limites, deveres, direitos e os pilares da moral e da decencia. O encontro foi um sucesso de publico do principio ao fim, tendo a presença da Secretaria Municipal de Educação com o professores Nielson Cardos Diretor de Ensino da SEMED e de todo o seu staf, alem das familias tanto do Paraíso como do Icatú que apaludiram o evento o tempo todo. O encontro teve tres eixos principais: 
*aproximar os corpos discentes e docentes das duas escolas; 
*encontrar mecanismos que ajudem no diagnóstico e na melhoria da educação;
*levar ao conhecimento das familias a importância de sua participação na educação. 
A sociedade em que vivemos está repassando a responsabilidade da educação apenas para a escola, entretanto, os nossos filhos só passam quatro horas de tempo por dia com o professor em sala de aula, mas em compensação passam vinte horas com a familia. As perguntas são: Quem é mais importante na educação do homem? A escola ou a Família? O aluno reflete na escola o que aprende no lar, isso significa que é dever dos pais atentar cada vez mais para como estão educando os seus filhos em casa. Foi por isso que nós os professores das escolas envolvidas oportunizamos este encontro, justamente para fazer a familia participar mais e compreender o seu lugar no processo educativo dos seus filhos. Queremos lembrar ainda a educação é uma pizza de tres partes: 
a primeira é de 40% responsabilidade da familia; 
a segunda de 30% responsabilidade da igreja; 
e a ultima de 30% de responsabilidade da escola.
É na familia que nos são inculcados os limites, deveres e direitos, na Igreja (todos devemos ter um credo - embora o mordenismo e os tais "saberes eruditos" tenham quebrado esse paradigma trazendo consequencias desastrosas para a sociedade, como as que vivemos hoje) reforçamos esses atributos e os da moral e da etica, e na escola, recebemos instrução e conhecimento intelectual e tecnico para a luta pela sobrevivencia.
A organização do Evento: Diretora da Escola Stª Maria Vandra Maria, Coordenador da Manoel da Paixão Edson Leão, Coordenador pedagogico da Stª Maria Edvando Costa e os Professores João Quaresma (J. Santiago) Odivaldo Moraes, Luana Lopes, Marcirene Miranda, Francisco Quaresma (Atico), Anete Corrêa, Cláudia Fonseca, Vane Nonato, Denise Melo, Soraia Moraes, Jânio Conceição, Fabrício Quaresma e Ilnara Santos.
Através das fotos mostramos que o nosso municipio possui uma rica cultura, não ficamos restritos somente a pesca do mapará, do camarão e da produção do açai.

Fonte e Texto Integral: João Quaresma Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário