25 de abril de 2012

Novela da Globo ridiculariza o povo do Pará.


Novela da Globo ridiculariza o povo do Pará.
A autora da novela das seis está desrespeitando o povo paraense, mostrando nossa gente como verdadeiros bichos, como se estivéssemos alheios ao que acontece no mundo, um povo sem cultura, que não... sabe como se comportar em lugar nenhum.
Estamos indignados com as cenas que a novela vem mostrando nas últimas semanas: imaginem um jornalista ficando impressionado ao ver um computador. O motorista de taxi perguntando aos personagens se aqui era o final do mundo e a atriz se impressionando com a praia de Copacabana, como se não fosse normal. Observem como foi tratada a cena: com deboches, como se entrar na água com roupa, ou se admirar uma praia bonita fosse coisa de outro mundo.
Diferente do que os sulistas pensam, não temos jacarés nas ruas e nem andamos nus. Queremos informar que nosso estado é rico, possui praias lindas de água doce e salgada com destaque para Alter do Chão -“ O caribe brasileiro”, natureza exuberante, povo acolhedor, uma culinária riquíssima, temos ainda uma grande instituição de pesquisa em saúde pública, com referência nacional e regional para alguns agraves de saúde, o 5º maior laboratório de nível de segurança 3 da América latina, com grandes profissionais com títulos e filhos da terra.
Cara “autora”, estude e pesquise antes de se propor a fazer qualquer coisa, principalmente, quando falar da questão cultural. Temos muito orgulho de nossa terra e de nossa gente, somos papa chibé sim, e queremos ser respeitados.
QUEM TAMBÉM NÃO ESTÁ GOSTANDO, COMPARTILHE, COMENTE E CURTA!
De: Jdhenef Dias

2 comentários:

  1. Tudo na vida é uma questão de ponto de vista.
    Eu não vi nada demais na novela. E francamente, não achei em nenhum momento que a autora tenha a intenção de ridicularizar o Pará, muito menos o seu povo. Muito pelo contrário, eu fiquei encantada com a Ilha de Marajó. E a descobri através da novela.
    A cena em que o repórter fica encantado com o computador é super normal, ele vem de um jornal mais simples e se depara com um super computador. A cena da menina se banhando de roupa em Copacabana, mostra o quanto é bonito realizarmos um sonho, e que às vezes, nem precisamos de muita coisa. Foi uma cena pura e bonita!
    E depois, a novela retrata a vida de personagens lá do interiorzão do Pará. Mostra as diferentes culturas do Brasil. Não podemos negar que somos um grande país e de uma enorme diversidade.
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que eu moro na ilha do Marajó a 20 anos,e a cultura paraense não está retratada nessa novela, eles mostram uma dança que não é tipicamente paraense como o carimbó e outras.Como se aqui fosse o fim do mundo,sem internet,meios de transportes etc,aliás eles perpetuam a ideia do povo de fora tem daqui do Marajó:mata,bichos,fazendas e búfalos.E quanto a cena do repórter... essa é que ridiculariza mesmo, uma vez que ele é da capital paraense,e retratam ele como verdadeiro caboclo de interior,que é bem mais ofensivo,sendo Belém a metrópole da Amazônia.Mas sabemos bem porque a globo se voltou pra essa região, tentando, equivocadamente ,destacar a região em seus programas de televisão;perda de audiência para a REDE RECORD, e digo mais, só não é maior porque tem lugares que só pega o sinal da emissora afiliada a globo, mas isso vem mudando, graças a Deus!

      Excluir