5 de setembro de 2013

Prefeito Pé de Boto publica nota em que diz que vai cassar o mandato do vereador Josias belo.

O Prefeito Pé de Boto não demorou muito a mostrar sua versão para as denúncias de agressão e ameaças feitas por Josias Belo durante o dia de hoje.
E seguindo o lema de que “a melhor defesa é ataque“, soltou a seguinte nota em sua página no facebook:
NOTA AO PÚBLICO
O Prefeito Municipal de Igarapé-Miri AILSON SANTA MARIA DO AMARAL, “pé de boto” vem através da presente, esclarecer a população de Igarapé-Miri que em resposta as alegações publicadas no Diário do Pará edição de hoje, sobre suposta agressão praticada pelo Prefeito “Pé de boto” sobre o Vereador JOSIAS BELO, este tem a informar que desde sua posse vem sofrendo acusações e retaliações políticas do referido vereador, posto que ontem 03/09/2013 por volta de 12h00min na Vila Maiauatá o vereador JOSIAS BELO tentou extorquir do Prefeito Municipal a quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em troca de apoio político, o que foi recusado de imediato pelo prefeito, fato este presenciado por várias testemunhas, em seguida o Prefeito “pé de boto” procurou a DEPOL deste Município e realizou boletim de ocorrência policial, relatando a realidade os fatos. Nesse prisma, o Prefeito Municipal vem informar a população que as alegações relatadas pelo JOSIAS BELO são inverídicas, infundadas e destituídas de qualquer tipo de prova, e que tudo será provado em juízo e que já acionou seus advogados e pedirá a cassação de mandato do vereador junto ao órgão competente.
Igarapé-Miri, 04 de setembro de 2013.
Ailson Santa Maria do Amaral
Prefeito Municipal

Da nota do Prefeito é possível destacar alguns questionamentos:
1) Josias Belo estaria fazendo acusações e retaliações contra Pé de Boto desde o Início do mandato. 
Se isso é verdade, é muita estranho que o Prefeito não tenha adotado qualquer providência contra o vereador, se é que se sentiu ofendido. Geralmente os políticos exigem resposta de acusações falsas. E quais seriam então as retaliações ?
2) Na hora do almoço (12:00 hs) o vereador Josias teria ido até a Vila Maiuatá pedir 30 mil ao Prefeito em troca de apoio político.
A acusação é grave e inusitada. Pelo que diz o prefeito, o vereador, diante de diversas pessoas, teria ido pedir dinheiro para dar apoio político. E um valor bastante alto.
Muitas vezes se vê na imprensa Prefeito oferecendo dinheiro para comprar apoio. Outras de vereadores que negociam com prefeitos ou governadores. Mas não se tem notícia de um opositor que tenha ido pedir dinheiro, na casa do adversário e ainda, na frente de diversas testemunhas. Quando esses fatos ocorrem, geralmente são registrados em filmagens ocultas ou no momento do flagrante da entrega do dinheiro.
Será que essas testemunhas são os próprios parentes do prefeito ?
3) O Prefeito teria procurado a Delegacia e feito boletim de ocorrência sobre o fato.
Seria bom saber o teor da dita ocorrência e quando foi feita, até para que não se alegue que foi fabricada para criar uma versão de defesa em favor do Prefeito, após o boletim registrado por Josias Belo.
4) As acusações de Josias seriam falsas e o Prefeito provará tudo em juízo.
Aqui reside outra celeuma. Se Josias fizer a Queixa-Crime contra Pé de Boto ou se for denunciado pelo Ministério Público, o processo tramitará perante o Tribunal de Justiça do Estado, pelo fato dos prefeitos terem prerrogativa de foro.
Se o prefeito denunciar Josias o processo irá tramitar na Comarca de Igarapé-Miri.
E na Comarca Pé de Boto já responde a diversos outros processos, a maioria por ameaça/injúria e dano ambiental, conforme consta no site do Tribunal de Justiça (http://wsconsultas.tjpa.jus.br/consultaprocessoportal/consulta/), do qual destacamos:
1.Número do Processo: 0000380-38.2008.814.0022 - AUTOR AILSON SANTA MARIA DO AMARAL AUTOR - M. VÍTIMA - Ação Penal – Procedimento Sumaríssimo - 
2.  Número do Processo: 0000619-70.2011.814.0022 - AUTOR AILSON SANTA MARIA DO AMARAL AUTOR - R. VÍTIMA - Classe: Termo Circunstanciado - Assunto: Injúria
3 – Número do Processo: 0000646-11.2010.814.0022 - Classe: Termo Circunstanciado -Assunto: Transação - Instituição: DEMA - A. VÍTIMA - AUTOR AILSON SANTA MARIA DO AMARAL
 4 - Número do Processo: 0000647-06.2010.814.0022 - Classe: Termo Circunstanciado -Assunto: Revogação/Anulação de multa ambiental - A. VÍTIMA - AUTOR AILSON SANTA MARIA DO AMARAL
5 – Número do Processo: 0000928-56.2010.814.0022 - Classe: Termo Circunstanciado - Assunto: Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Genético - A. VÍTIMA - AUTOR AILSON SANTA MARIA DO AMARAL
6 – Número do Processo: 0000207-51.2009.8.14.0022 – IPL - SECCIONAL URBANA DA CIDADE NOVA – Indiciados: ADMILSON DO SOCORRO LOPES DA SILVA, AILSON SANTA MARIA DO AMARAL, ANTONIO QUARESMA DO AMARAL NETO, MAYCON LITO LOBATO DA COSTA, RAIMUNDO TRINDADE LEAL QUARESMA
7 -Processo: 0000057-25.2009.8.14.0022 – Cautelar de Busca e Apreensão – Sem andamento desde o ano de 2011.
O que chama atenção é que TODOS esses processos já deveriam ter sido remetidos ao Tribunal de Justiça do Estado e não se sabe o motivo pelo qual estão parados a tanto tempo sem qualquer despacho na Comarca de Igarapé-Miri.
Se o Prefeito diz que vai provar o que diz em juízo é bom pedir que os processos andem, pois os acima citados já estão na gaveta por muito tempo. Ou seja, até provar o que diz ser a verdade, seu mandato ou o de Josias já terá terminado.
5) Já acionou seus advogados e pedirá a cassação do mandato do vereador no órgão competente.
O Prefeito demonstra que quer agilidade e o mandato do vereador. O órgão competente é a Câmara Municipal. Ocorre que o próprio Josias Belo também pode ingressar com denúncia de cassação de mandato de Pé de Boto.
O mandato do Prefeito e de Josias ficaria na mão dos demais vereadores, que poderiam optar por cassar os dois, apenas um ou nenhum, pois o julgamento é político.
Aí teríamos um fato até inédito na história política brasileira, pelo menos até onde se sabe. De um parlamentar pedir a cassação do Prefeito e vice-versa. E pelo mesmo fato, com duas versões diferentes. 
Enquanto isso, o povo ainda espera as promessas de campanha…

Fonte: Gazeta Miriense e Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário